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Paraná abre concurso para auditor fiscal com 50 vagas e salário de R$ 17 mil; inscrições em fevereiro

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, publicou o edital do concurso público para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual.

Por Da Redação

05/02/2025 às 09:47:30 - Atualizado há
Foto: Jornal União

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, publicou o edital do concurso público para o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual. Serão oferecidas 50 vagas, incluindo formação de cadastro de reserva. O vencimento inicial para o cargo é de R$ 16.953,96, e as inscrições começam em 17 de fevereiro.

Do total de vagas, 5 (10%) são destinadas a candidatos que se autodeclararem afrodescendentes e 2 (5%) são reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD). O auditor fiscal atua na fiscalização do pagamento de tributos, combate à sonegação fiscal e na auditoria das atividades tributárias, contábeis e financeiras do Estado, sendo também responsável pela transparência tributária.

Para concorrer, é necessário possuir Ensino Superior completo. O edital considera áreas como Administração, Contabilidade, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharias, Física, Matemática, Probabilidade e Estatística como afins ao cargo.

"É um concurso importante para a continuidade do bom trabalho da Receita Estadual. Queremos atrair bons profissionais para que o Paraná siga sendo um exemplo de gestão pública", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou a relevância do concurso, citando que é um passo essencial para o bom funcionamento das finanças do Estado. "O Paraná vem sendo reconhecido por sua solidez fiscal e pela excelente gestão dos recursos públicos – e isso só é possível graças ao trabalho de nossos auditores fiscais", disse ele. Ortigara também comentou sobre o contexto da reforma tributária: “Nos próximos anos teremos grandes desafios pela frente para adequação das regras e os auditores vão ajudar nessa etapa de transição”.

As inscrições devem ser realizadas pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que organizará o concurso e aplicará as provas. O prazo para inscrição é entre as 16h do dia 17 de fevereiro e as 16h de 20 de março, seguindo o horário de Brasília. Os candidatos poderão optar por realizar o processo seletivo em uma das seguintes cidades: Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.

Entre os requisitos obrigatórios para participação no concurso, estão a idade mínima de 18 anos, estar em dia com a Justiça Eleitoral e possuir Ensino Superior Completo.

O processo seletivo será dividido em quatro etapas. A primeira e a segunda, ambas de caráter classificatório, são as provas objetiva e discursiva, agendadas para 18 de maio de 2025, durante o dia todo. Essas avaliações vão testar conhecimentos de Língua Portuguesa, raciocínio lógico-matemático, Direito Constitucional, Tributário e Administrativo, além de temas específicos relacionados ao cargo, como Economia, Finanças Públicas, Contabilidade Geral e Prática em Análise de Dados.

A terceira etapa, uma avaliação de títulos, terá caráter classificatório, enquanto a quarta e última etapa será uma avaliação médica, de caráter eliminatório.

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