Geral guerra dos bonés

"Guerra dos bonés": entenda a rivalidade entre governo e oposição no retorno do Congresso

O início do ano legislativo no Congresso Nacional trouxe à tona uma intensa rivalidade entre a base aliada do governo e a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por Da Redação

04/02/2025 às 00:45:42 - Atualizado há

O início do ano legislativo no Congresso Nacional trouxe à tona uma intensa rivalidade entre a base aliada do governo e a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A disputa, que não se concentrou em propostas políticas, ganhou contornos inusitados com a utilização de bonés, uma referência aos acessórios usados pelos apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os ministros que estão licenciados do governo Lula foram vistos usando bonés azuis, que trazem a frase “O Brasil é dos brasileiros”. Essa iniciativa foi idealizada pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, que já providenciou a confecção de 100 bonés em diferentes cores para os parlamentares que apoiam o governo.

Em resposta, a oposição adotou bonés nas cores verde e amarelo, criados pelo novo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante. Os bonés trazem a mensagem provocativa: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Essa ação foi acompanhada de paródias, incluindo uma marca fictícia de café chamada “Nemcafé” e uma embalagem de carne com a imagem de Bolsonaro, rotulada como “Picanha Black”. Sóstenes Cavalcante declarou que essa estratégia foi uma reação direta à ação de Sidônio Palmeira, ressaltando a insatisfação da população com os altos preços dos alimentos.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2025 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo