Cada vez mais buscados no Brasil, os SUVs tem tomado uma grande fatia do mercado automotivo nacional.
Cada vez mais buscados no Brasil, os SUVs tem tomado uma grande fatia do mercado automotivo nacional. Conhecidos por serem versáteis, robustos e confortáveis, os utilitários esportivos chegaram inclusive à principal categoria do automobilismo nacional.
A partir de 2025, a stock-car Brasil contará com modelos SUV em suas equipes. Mas o que define um carro como SUV no contexto brasileiro? E como eles se diferenciam dos modelos disponíveis em outros mercados?
Para um carro ser classificado como SUV, ele deve atender a certos critérios relacionados à sua estrutura e funcionalidades. Primeiramente, um SUV se destaca pela maior altura do solo, o que proporciona uma melhor visão ao motorista e mais segurança para enfrentar terrenos irregulares.
Esse design é inspirado nos veículos off-road, mas muitos SUVs disponíveis no mercado brasileiro são voltados para o uso urbano e não possuem tração nas quatro rodas.
No Brasil, para que um veículo seja classificado como SUV (Sport Utility Vehicle), ele precisa atender a critérios técnicos definidos pelo Inmetro. O veículo deve cumprir, pelo menos, quatro dos cinco requisitos relacionados a ângulos e altura do solo, como ângulo de ataque mínimo de 23° e ângulo de saída mínimo de 20°.
Além disso, deve ter uma altura livre do solo entre os eixos de, no mínimo, 200 mm e uma altura sob os eixos dianteiro e traseiro de pelo menos 180 mm, ambos com tolerâncias específicas.
Outro ponto essencial é que o veículo deve ser destinado ao transporte de passageiros, possuir uma carroceria fechada sem caçamba e ter um habitáculo com área inferior a 8 m². A tração 4Ã4, embora comum em SUVs, não é obrigatória para essa classificação, o que permite que muitos modelos com tração 4Ã2 sejam comercializados como SUVs no Brasil.
No exterior, muitos SUVs são projetados com foco em desempenho off-road, equipados com tração integral ou 4Ã4. Já no Brasil, a maioria dos SUVs é fabricada com tração 4Ã2, ideal para o uso urbano.
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No Brasil, a alta tributação sobre veículos de maior cilindrada e o custo elevado dos combustíveis fazem com que as montadoras optem por motores menores e mais econômicos. Enquanto SUVs nos Estados Unidos e na Europa, frequentemente, possuem motores V6 ou V8, os modelos vendidos no Brasil geralmente utilizam motores 1.0 turbo, 1.6 ou 2.0 aspirados.
Além disso, a tecnologia e os acabamentos também podem variar. Para tornar os SUVs mais acessíveis ao público brasileiro, muitas montadoras utilizam materiais mais simples no interior e reduzem custos em itens como isolamento acústico.
Apesar disso, o mercado nacional tem visto uma evolução nesse segmento, com modelos mais avançados e recursos tecnológicos incorporados gradualmente.
O mercado de carros SUV no Brasil continua em expansão, com opções para todos os perfis de consumidores. Com motores menores, tração predominantemente urbana e adaptações no design, os SUVs brasileiros são um reflexo das necessidades e preferências do consumidor local.
Mesmo assim, eles mantêm as características essenciais que tornam os utilitários esportivos tão populares em todo o mundo. Embora as características dos SUVs brasileiros sejam adaptadas às condições e preferências locais, esses veículos mantêm o apelo global que conquistou motoristas em todo o mundo.
No futuro, é possível que vejamos uma maior diversificação, incluindo SUVs elétricos e híbridos, que já começam a ganhar espaço no mercado nacional.