Um lançamento da Ford, previsto para o ano que vem, pode levar a montadora a um novo patamar dentro do mercado de elétricos na Europa. O Puma Gen-E promete unir desempenho, eficiência energética, versatilidade e preço baixo.
O Puma já existe desde 2020, em versões a combustão e híbrida. A ideia agora é torná-lo um modelo 100% elétrico – e a melhor parte é que ele será mais barato do que os irmãos mais velhos.
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O EV será fabricado na planta de Craiova, na Romênia, enquanto seus motores serão produzidos em Halewood, no Reino Unido. A estimativa é que o veículo chegue ao mercado nos primeiros meses de 2025.
E a expectativa da imprensa internacional é alta. Isso porque o carro oferece bons números, além de um excelente custo-benefício.
Detalhes sobre o veículo
- Visualmente, o Puma Gen-E parece muitos os irmãos mais velhos, com algumas adaptações modernas, como a grade frontal fechada e um spoiler de teto ligeiramente maior.
- Outra mudança é que a palavra “Puma” na traseira agora aparece em branco.
- Em termos de dimensões, o Puma Gen-E mede 4,21 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,56 metros de altura, com um entre-eixos de 2,59 metros.
- O carro tem ainda um porta-malas de 514 litros, além de um compartimento dianteiro onde cabem mais 43 litros.
- Na parte interna, o Puma Gen-E conta com um painel digital de 12,8 polegadas e tela sensível ao toque de 12 polegadas.
- Destaque também para o teto solar panorâmico e o sistema de controle por voz Alexa.
- O Puma Gen-E vem equipado com um motor elétrico de 124 kW (168 cv) e 29,5 kgfm de torque.
- Essas configurações permitem a ele fazer de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos – e sua velocidade máxima é de 160 km/h.
- O modelo possui ainda uma bateria líquida de 43 kWh úteis, o que garante uma autonomia de 347 a 376 km (no ciclo europeu).
- O consumo médio varia entre 13,1 e 14,5 kWh/100 km, o que coloca o Puma Gen-E entre os modelos mais eficientes em seu segmento.
- Para recarga, o carro suporta até 100 kW em corrente contínua (DC), permitindo que o nível da bateria vá de 10% a 80% em somente 23 minutos.
Preço e condições
O Ford Puma Gen-E chegará ao mercado para disputar um espaço no concorrido segmento de SUVs elétricos compactos. Sim, a própria Ford chamou o modelo de SUV – embora eu o ache mais parecido com um hatch.
Os principais rivais do Puma Gen-E são o Volkswagen ID.3, o Kia EV3 e o Smart #1. Podemos citar também os crossovers Renault 4 e o Jeep Avenger.
Apesar de ter a menor bateria entre todos os concorrentes, o novo modelo da Ford se destaca pelo consumo eficiente e pelo preço competitivo.
Ele custará â¬36.162, algo em torno de R$ 231 mil fazendo a conversão direta.
Será um pouco mais caro que do que o ID.3 Pure (â¬29.760), o EV3 Standard (â¬35.990) e o Smart #1 Pure (â¬30.990). A vantagem, no entanto, como já dissemos, está no desempenho. E eu, particularmente, o considero mais bonito que os outros.
Uma pena que ele esteja tão longe de nós. O Puma Gen-E não tem previsão de lançamento para o mercado brasileiro.
As informações são do Inside EVs.
Olhar Digital