O tradicional Grande Prêmio do Paraná do Jockey Club, corrido anualmente desde a década de 40, será novamente realizado no próximo domingo (1º de dezembro).
O tradicional Grande Prêmio do Paraná do Jockey Club, corrido anualmente desde a década de 40, será novamente realizado no próximo domingo (1º de dezembro). Porém, ao contrário do ano passado, novamente a pista de areia terá a honra de ser o palco da disputa neste ano.
Tal volta às origens causou estranheza em vários turfistas, já que em 2023, pela primeira vez em sua história, essa importante prova do calendário clássico nacional, foi disputada em pista de grama. A prova vencida por Obataye obteve grande destaque, com a presença, além do ganhador, também de muitos animais frequentadores habituais das maiores provas do turfe nacional. Um sucesso de público e movimento de apostas.
Entretanto, a mudança da areia para a grama no ano passado teve opiniões contraditórias. A favor daquela mudança estavam aqueles que acreditam que o evento em pista de grama possa atrair competidores de maior índice técnico, o que na sequência, elevaria a competição de Grupo 3 para um Grupo 2 e em breve, talvez, novamente ao desejado Grupo 1.
Já os apoiadores da pista de areia argumentam que o Grande Prêmio Paraná na pista de grama deixaria de ser uma das maiores provas em pista de areia do Brasil para se tornar apenas mais um GP realizado na grama, considerando que o que atrairia animais com maior índice técnico seria uma prova com dotação significativa e não o tipo de pista.
A verdade é que alterações já foram feitas em relação ao Grande Prêmio Paraná em toda a sua história, tanto que essa prova já foi corrida em alguns anos em setembro, outubro, novembro ou dezembro. Também com várias alterações de distância: 3.200, 3.100, 3.000, 2.600, 2.500, 2.400 e desde 2.010 em 2.000 metros.
Para 2024, a diretoria considerou que a tradição falou mais alto, e a prova voltaria a ser corrida em pista de areia para a alegria dos mais tradicionalistas. Porém, o mais importantes para todos os turfistas é que seja o evento deste ano seja marcado por um campo maravilhoso de bons animais em busca de um prêmio que deverá ser um dos maiores de sua história e que seja um evento de muito sucesso para a cidade de Curitiba e para o turfe brasileiro.
Mais informações sobre o evento no site oficial: www.jockeypr.com.br.