O Brasil agora tem mais um centro para realizar lançamentos espaciais. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou com sucesso a primeira parte da Operação Potiguar, que consistiu no lançamento do foguete VS30, feito com tecnologia nacional, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.
Em nota enviada ao Olhar Digital, a FAB informou que o lançamento aconteceu às 13h19 (horário de Brasília). Esse é só o primeiro teste de outros que vão acontecer em 2025 para testar a capacidade do CLBI.
O novo local foi escolhido já que o tradicional Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, está com 85% de sua capacidade reservada para 2025. O CLBI já atua há décadas acompanhando a trajetória, desempenho e funcionamento de veículos e cargas úteis, mas estava com a sua capacidade de lançamentos desativada. Veja o lançamento:
Em 2025 o CLBI vai usar outro foguete de mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM). Essa parte é composta por um compartimento para experimentos e diversos sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.
De acordo com a FAB, o VS-30 é um foguete de sondagem, monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. É composto por um estágio propulsivo, com quase uma tonelada de combustível sólido, e, ainda, pela plataforma suborbital de microgravidade (PSM). O veículo de sondagem, que foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros, com uma velocidade máxima de seis mil km/h.