A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) iniciou, nesta semana, a aplicação da Prova Paraná Mais.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) iniciou, nesta semana, a aplicação da Prova Paraná Mais. A avaliação visa analisar o desempenho dos estudantes da rede estadual em diferentes níveis de aprendizagem, abrangendo cerca de 587 mil alunos em todo o Estado.
Para os estudantes das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, a participação na prova oferece uma vantagem adicional: a nota obtida pode ser usada no processo seletivo de ingresso nas universidades estaduais, integrado ao sistema Aprova Paraná Universidades. Lançado recentemente, o programa reserva 20% das vagas nessas instituições para alunos da rede pública, com base no desempenho na Prova Paraná Mais.
As provas possuem formato impresso e acontecem em diferentes períodos, adaptando-se às séries da Educação Básica. No 2º ano do Ensino Fundamental, os alunos realizarão exames de Língua Portuguesa e Matemática. As mesmas disciplinas são avaliadas no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental. Estas avaliações serão aplicadas entre 11 e 29 de novembro.
No Ensino Médio, estudantes das 3ª e 4ª séries dos cursos regulares e integrados à Educação Profissional enfrentarão provas de múltiplos componentes. No primeiro dia, 12 de novembro, as disciplinas são Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Redação. No segundo dia, 13 de novembro, as provas contemplam Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química. Estas provas abordam somente a Formação Geral Básica.
"A participação na Prova Paraná Mais é uma grande oportunidade para nossos estudantes, especialmente para aqueles que estão se preparando para a transição ao ensino superior. Essa avaliação não só nos permite entender melhor o nível de aprendizado e as necessidades de cada estudante em diferentes etapas, mas também oferece aos alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio uma vantagem importante na busca por uma vaga nas universidades estaduais", destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.