Agora que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já passou, é hora dos estudantes descansarem e pensarem nos próximos passos. Você já sabe como vai usar sua nota do Enem?
O exame é a principal porta de entrada para universidades, por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Os candidatos podem usar a nota do Enem para ingressar em universidades públicas ou em instituições privadas com bolsas ou com financiamento. Por isso, é importante ficar atento ao calendário dos programas do Ministério da Educação.
O SiSU permite a entrada de estudantes em universidades públicas, principalmente instituições federais.
Em geral, as inscrições do primeiro semestre abrem em janeiro. Os estudantes acessam o sistema gov.br, que recupera as notas do Enem, e escolhem até duas opções de curso de graduação.
Depois de confirmar, o candidato estará concorrendo a uma vaga no SiSU e poderá?acompanhar?as notas de corte dos cursos e?a?classificação parcial durante o período de inscrição.
O ProUni oferece bolsas integrais e parciais para instituições privadas. As inscrições também devem abrir no início do ano.
Os estudantes terão que acessar o sistema pela conta gov.br e responder a um questionário sobre cor/raça, se é pessoa com deficiência e escolaridade. Em seguida, o candidato precisará informar sobre seu grupo familiar e renda. A última etapa é selecionar os cursos e as instituições de ensino.
O Fies é o programa federal com o objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.
Quando as inscrições estiverem disponíveis, os candidatos devem acessar o sistema gov.br e informar seus dados, como CPF, nomes dos membros do grupo familiar e renda. Depois, os estudantes devem escolher até três opções de curso, turno e instituição de ensino.
Milhões de estudantes de todo o Brasil realizaram as provas nos dias 3 e 10 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos responderam a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e fizeram uma redação sobre a herança africana no Brasil.
O segundo dia teve 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Uma questão de física (129 da prova azul; 102 da amarela; 100 da cinza/branca; e 124 da verde) pode ser anulada por propor uma situação fisicamente impossível, segundo avaliação dos professores ouvidos pela CNN.
Após a aplicação do Enem, a CNN disponibilizou os gabaritos extraoficiais do segundo e primeiro dia de provas. As correções são de professores da plataforma SAS Educação, em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).
Além disso, é possível conferir os cadernos de provas do primeiro e segundo dia na íntegra.