O Olhar Digital já trouxe, recentemente, que a Apple vai lançar o iOS 18.
O Olhar Digital já trouxe, recentemente, que a Apple vai lançar o iOS 18.2 antes do esperado e com a Siri turbinada pelo Apple Intelligence, a inteligência artificial (IA) da maçã.
Agora, vamos falar de quais são as novidades em segurança desta atualização do SO do iPhone. Chegando provavelmente daqui a um mês, o sistema operacional permitirá aos usuários apps padrão para ligações e mensagens, conforme a Forbes.
Atualmente, alguns usuários já usam Signal e WhatsApp como padrão e definindo-os como favoritos no discador do iPhone. Também é possível definir como opção de chamada padrão para cada contato, algo que pode ser trabalhoso. Já a novidade vai tornar tudo muito mais fácil.
Um exemplo é o WhatsApp, que permite ao usuário "usar o teclado para fazer uma chamada para pessoas ou empresas que não estejam salvas nos contatos", de modo que, a partir do iOS 18.2, ele pode ser boa opção de app de chamadas padrão 100% criptografadas.
O FaceTime Áudio também conta com chamadas criptografadas, mas deixá-lo como padrão (assim como o iMessage), é que ele só funciona com contatos que também operem no ecossistema Apple. Ou seja, se você quiser entrar em contato com algum contato que use Android, não será possível.
Para se entender como a criptografia em chamadas é importante, a Cybersecurity & Infrastructure Security Agency (CISA), agência de cibersegurança e infraestrutura de cibersegurança dos Estados Unidos, aponta que, para chamadas em dispositivos móveis, é preciso "usar um app de mensagens seguro, com criptografia de ponta a ponta e funcionalidade de VoIP", o que ajuda a mitigar o risco de as ligações serem interpeladas por criminosos.