Foto: Jaime Souzza O Festival Canção da Transamazônica (Fecant), realizado anualmente na cidade de Altamira, Sudoeste Paraense, foi reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.
Foto: Jaime Souzza
O Festival Canção da Transamazônica (Fecant), realizado anualmente na cidade de Altamira, Sudoeste Paraense, foi reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado. A Lei n. 10.752, de 4 de novembro de 2024, foi publicada pelo governador Helder Barbalho no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 5. A autoria do projeto aprovado na Assembleia Legislativa é do deputado estadual Elias Santiago (PT). O Fecant fará a 10a edição nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro.
"Hoje, a nossa luta foi reconhecida. A gente colocou Altamira no mapa cultural deste estado. Hoje, as vozes do Xingu foram ouvidas e reconhecidas", desabafou nas redes sociais a cantora e compositora Joelma Klaudia, idealizadora e coordenadora do Fecant. "A nossa luta é pela educação, arte, cultura, turismo, biodiversidade e pelos povos originários. A única coisa que nos afasta de uma cidade mais evoluída, especialmente no que se refere aos artistas, é a oportunidade. O Fecant é um projeto democrático e coletivo", acrescentou emocionada.
"Nosso papel é buscar formentar a cultura paraense através de iniciativas que valorizam a nossa gente e a história, assim como o Fecant, que ao longo de todos esses anos tem uma imensurável contribuição sociocultural para os cidadãos da Transamazônica", declarou Elias Santiago, que é vice-presidente da Comissão de Cultura da Alepa.
O festival reúne concursos nacional e regional de músicas originais; shows gratuitos com artistas convidados, inclusive nacionais; projetos sociais junto a crianças, adolescentes e indígenas do Xingu; além de promover o intercâmbio entre os artistas e estimular a cena da música local e incentivar o turismo e a economia de Altamira a cada edição.
Este ano, 37 candidatos de várias partes do Pará e do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Alagoas e Paraná, concorrem a R$ 48.500 em prêmios. Os artistas convidados da edição são Zaynara, representante do beat melody com sucessos lançados junto com Joelma e Pabllo Vittar; Natália Matos, Kiko Netto e Sandrinha Eletrizante, que prometem agitar o público de Altamira.
A Norte Energia patrocinou várias edições do Fecant, incluindo a deste ano. O X Fecant também conta com o apoio da Lei Semear, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), do Governo do Estado do Pará, dos deputados estaduais Lívia Duarte (PSOL) e Eraldo Pimenta (MDB), do deputado federal Airton Faleiro (PT), da Secretaria Municipal de Cultura de Altamira, A Musical Produções e Particular Filmes.