Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devido a problemas logísticos durante a aplicação ou por estarem infectados por doenças listadas no edital do exame, na semana anterior ao primeiro ou segundo dia de provas, poderão solicitar para fazer o exame nos dias 10 e 11 de dezembro.
Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devido a problemas logísticos durante a aplicação ou por estarem infectados por doenças listadas no edital do exame, na semana anterior ao primeiro ou segundo dia de provas, poderão solicitar para fazer o exame nos dias 10 e 11 de dezembro. A reaplicação das provas do Enem 2024 será única. O pedido deverá ser feito na Página do Participante, entre 11 de novembro e 23h59 de 15 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará a análise individual das solicitações e da documentação.
Os inscritos deverão solicitar a reaplicação apenas para o dia que não compareceram e têm justificativa. Assim, aqueles que tiveram problemas no primeiro dia em que o exame foi realizado devem comparecer ao segundo dia de aplicação regular, e a solicitação de reaplicação referir-se-á apenas ao dia de prova perdido.
Conforme o edital, pode solicitar a reaplicação quem foi impedido de ir ao local da prova por infecções como tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, varíola, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. Ademais, problemas logísticos como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local e falhas de energia elétrica que impactem a visibilidade da prova estão entre as justificativas aceitas. Cada situação será avaliada conforme notificações locais, como as da defesa civil.
Participantes que alegarem indisposição durante o exame e que não o concluírem ou precisarem sair do local, não poderão retornar para finalizar as provas ou solicitar reaplicação.
Para solicitar a reaplicação, o participante deve justificar a ausência com documentação que comprove a condição, em português. O envio do documento é necessário para iniciar a análise do pedido. Somente o pedido e a documentação não garantem a reaplicação; a aprovação depende do Inep. Para justificativas de saúde, é preciso anexar atestado médico com assinatura e CRM do profissional de saúde, além do CID 10 referente à doença listada no edital.
Em casos de internação hospitalar, o candidato deve anexar declaração da unidade de saúde, com nome completo e CPF, além de informações sobre a possibilidade de aplicar o Enem ali. Após o envio pela página do participante, os dados ou documentos apresentados não podem ser alterados.
As provas de reaplicação seguirão o formato de 180 questões objetivas incluindo linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, divididas em dois dias. A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro. Lembrando que as questões e o tema da redação serão diferentes das do período regular. Recursos de videoprova em Libras e leitor de tela não serão oferecidos, mas haverá tradutores-intérpretes de Libras e auxílio para leitura.
As informações sobre aprovação do pedido de reaplicação, incluindo local e horários das provas, estarão na Página do Participante. Os resultados das provas de reaplicação serão divulgados junto com os das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.