O primeiro dia de provas do Enem 2024, neste domingo (3), transcorreu dentro do esperado, como apontou o ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa no final da noite.
O primeiro dia de provas do Enem 2024, neste domingo (3), transcorreu dentro do esperado, como apontou o ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa no final da noite.
As atenções foram divididas entre as provas, a Fórmula 1 e a final da Copa do Brasil — todos realizados no mesmo dia. Nas redes sociais, os três assuntos ficaram em destaque ao longo do dia.
Assim como planejado pelo Ministério da Educação (Mec) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os portões dos locais de provas foram abertos às 12h e fechados às 13h.
As provas de linguagens, ciências humanas e a redação puderam ser iniciadas às 13h30. Os candidatos puderam começar a deixar os locais de provas a partir das 15h30, mas sem levar o caderno de provas — o que só foi permitido às 18h.
A aplicação das provas deste primeiro dia foi encerrada às 19h.
O tema da redação tratou da herança africana no Brasil, o que, logo após a divulgação, repercutiu nas redes sociais e foi apontado por professores ouvidos pela CNN como acessível e necessário.
Também nas redes, a influenciadora Débora Aladim ficou em destaque por causa do Enem, já que vinha publicando dicas e curiosidades da disciplina história (que está inclusa na prova de ciências humanas).
As provas de múltipla escolha foram marcadas por longos textos e questões raciais e identitárias. Outros destaques presentes nas avaliações foram menção a Rita Lee, esportes, fake news e memes, além da COP e os desafios climáticos que o Brasil enfrenta.
Diversificadas, as provas tiveram questões até mesmo envolvendo Game of Thrones, Bob Marley e Racionais MC's.
O axexê, rito fúnebre do candomblé, também foi citado no Enem 2024.
A CNN criou uma enquete para os estudantes dizerem o que acharam das avaliações deste domingo (3).
Apesar dos gabaritos oficiais só terem previsão de divulgação para o dia 20 de novembro, a CNN já divulgou gabaritos extraoficiais, a partir da correção de uma equipe de professores. Além disso, também divulgou um dos cadernos de provas na íntegra.
Em uma coletiva de imprensa iniciada às 20h50, o MEC e o Inep destacaram o aumento de 27% de inscritos confirmados e de candidatos concluintes do ensino médio público.
O MEC e o Inep também informaram que a abstenção no primeiro dia foi de 26,6%.