Mais um ano acaba em breve, e outro chega. O que 2025 guarda em termos de impacto tecnológico? Um novo relatório mostra que os setores de telecomunicações, serviços bancários e financeiros, e mídia e entretenimento serão os mais impactados no Brasil, com áreas como Inteligência Artificial (IA), robótica e computação em nuvem se destacando em 2025.
A previsão foi divulgada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional técnica global dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.
O estudo “O Impacto da Tecnologia em 2025” considerou dados de entrevistas com 355 líderes de tecnologia, incluindo CIOs, CTOs e profissionais de TI no Brasil, EUA, China, Reino Unido e Índia, abrangendo organizações com mais de 1.000 funcionários de diversos setores da indústria.
O que esperar da tecnologia no próximo ano, segundo líderes brasileiros
- A pesquisa global da IEEE mostra que no Brasil três setores da indústria serão os mais impactados pela tecnologia em 2025: telecomunicações (45%), serviços bancários e financeiros (42%), e mídia e entretenimento (38%) aparecem na vanguarda.
- Pelo segundo ano consecutivo, o estudo revela que a Inteligência Artificial será a tecnologia mais importante, com 62% dos líderes enfatizando sua relevância. O grupo também aponta a robótica (36%) e a computação em nuvem (30%) como áreas em destaque.
- Os líderes brasileiros (51%) acreditam que a IA será aplicada principalmente no monitoramento de segurança cibernética e na prevenção de ataques. O aceleramento do desenvolvimento de software (45%) e o mapeamento de doenças (34%) são outras tendências de uso citadas.
- Entre os possíveis desafios da adoção da IA no Brasil, os entrevistados mencionam a resistência e a desconfiança da sociedade (30%), a privacidade e a segurança de dados (13%), e a dependência da sociedade em resultados de IA (11%).
- Em relação à IA generativa, 43% das organizações no país preveem usá-la regularmente até 2025, enquanto outras estão em vários estágios de adoção, desde altas expectativas (25%) até apenas começando (15%).
- A realidade estendida (XR) e a tecnologia de gêmeos digitais também devem desempenhar um papel fundamental em 2025, com 85% dos CIOs/CTOs brasileiros considerando-as muito importantes.
Leia mais:
- IA no WhatsApp: 4 dicas para usar melhor a Meta AI
- Brasileiros estão usando IA para compras de fim de ano, diz estudo
- “Dados prontos para IA”: você ainda ouvirá falar muito nisso!
Diversas habilidades procuradas para funções em IA em 2025
Com o crescimento acelerado dos aplicativos de IA generativa, as organizações estão analisando como integrá-los em seus fluxos de trabalho e identificando as necessidades de talentos. As principais habilidades que os líderes de tecnologia brasileiros buscam nos candidatos para funções relacionadas à IA em 2025 são habilidades de desenvolvimento de software (47%), práticas éticas de IA (47%) e análise de dados (32%).
Robôs humanoides e segurança cibernética robótica ganham força globalmente
A adoção de robótica com o objetivo de beneficiar a sociedade está crescendo globalmente.
Robôs humanoides, que se assemelham a pessoas, estão sendo utilizados para automatizar tarefas, melhorar a produtividade e reduzir custos. Eles desempenham funções que vão desde limpeza sem contato e partos hospitalares até a gestão de situações perigosas, cumprimentos a clientes e companhia para idosos. Em 2025, 37% dos líderes globais de tecnologia planejam considerar a implementação de robôs humanoides em suas operações, 35% pretendem iniciar a implementação, e 18% esperam tê-los totalmente integrados às suas operações.
As soluções de segurança cibernética robótica que utilizam IA monitoram, identificam e sinalizam ameaças à segurança em tempo real, prevenindo vazamentos de dados e perdas financeiras. No próximo ano, 41% dos tecnólogos esperam iniciar a implementação de segurança cibernética robótica em suas operações, enquanto 33% planejam ter essa tecnologia totalmente integrada e 23% considerarão sua implementação.
Computação quântica também está crescendo
A computação quântica oferece um poder de processamento trilhões de vezes maior do que os supercomputadores mais avançados atualmente. Mais de um terço (35%) dos tecnólogos pesquisados esperam iniciar a integração e implementação da computação quântica nas operações de suas empresas em 2025; cerca de um terço (30%) espera que ela seja totalmente implementada; e pouco mais de um quarto (28%) considerará a implementação da computação quântica em 2025. Além disso, os entrevistados estimaram que dois quintos (44%) das empresas implantarão computadores quânticos nos próximos três anos.
Olhar Digital