Nesta quinta-feira (31), a Receita Federal inicia o pagamento do lote de restituições do Imposto de Renda referente à malha fina de outubro. Ao todo, 264.602 contribuintes que corrigiram pendências com o Fisco irão receber o valor. O montante, de R$ 700 milhões, beneficia principalmente grupos com prioridade legal, que receberão cerca de 53% do valor total.
Entre os prioritários, 126.824 pessoas informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que garante preferência no reembolso. Em seguida, estão 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério e 11.360 residentes do Rio Grande do Sul, que obtiveram prioridade devido às enchentes ocorridas no estado. Além disso, 46.689 idosos entre 60 e 79 anos, 6.416 acima de 80 anos e 5.219 pessoas com deficiência ou doenças graves completam os grupos prioritários.
Os contribuintes podem verificar se foram incluídos na restituição diretamente no site da Receita Federal. Basta acessar o menu "Meu Imposto de Renda" e clicar em "Consultar a Restituição". A consulta também está disponível pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O pagamento será feito diretamente na conta informada ou na chave Pix registrada no CPF do contribuinte. Caso o depósito não ocorra devido a uma conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento do crédito pode ser feito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte precisará solicitar o crédito no Portal e-CAC, na seção "Declarações e Demonstrativos", e escolher a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Coluna Financeira