PolĂ­tica Arthur Lira

Lira anuncia Hugo Motta como candidato à presidência da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o deputado do Partido Republicanos, da ParaĂ­ba, Hugo Motta, como seu candidato à presidĂȘncia da Casa, em eleição prevista para o dia 1Âș de fevereiro de 2025.

Por Agência Brasil

29/10/2024 às 12:48:36 - Atualizado hĂĄ
Foto: UOL Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o deputado do Partido Republicanos, da ParaĂ­ba, Hugo Motta, como seu candidato à presidĂȘncia da Casa, em eleição prevista para o dia 1Âș de fevereiro de 2025.

"Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições polĂ­ticas de construir convergĂȘncias no parlamento Ă© o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diĂĄlogo, leveza e altivez", afirmou Lira, em pĂșlpito montado na frente da residĂȘncia oficial do presidente da Câmara, em BrasĂ­lia (DF).

Hugo Motta Ă© o primeiro candidato à presidĂȘncia da Câmara oficialmente lançado na disputa. Ao lado de Motta e outros aliados, Lira afirmou o lĂ­der do Republicanos, que estĂĄ no quarto mandato de deputado federal, viveu os desafios por quais passou a gestão dele na presidĂȘncia da Casa.

"[Hugo Motta] vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenĂĄrio, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergĂȘncia", completou.

Lira ainda citou os possĂ­veis concorrentes à cadeira de presidente da Câmara, os deputados Elmar Nascimento (União Brasil/BA) e Antônio Britto (PSD/BA), que podem disputar com o Hugo Motta em fevereiro do próximo ano.

"Jamais caberia a mim, presidente da Casa, um entre iguais, cercear as legĂ­timas pretensões de quem quer que seja", afirmou, acrescentando que conversou com os dois deputados.

"Mantive um diĂĄlogo aberto, franco e sobretudo leal, e a todos fiz apenas um Ășnico pedido: viabilizem-se junto às deputadas e aos deputados, pois sem convergĂȘncia não hĂĄ governabilidade. E sem governabilidade, sofre o paĂ­s. Sofre a população", alertou.

O deputado Arthur Lira não pode se reeleger porque a Constituição veda a reeleição de presidente da Câmara dentro de uma mesma legislatura.

PL da Anistia

Para evitar contaminar a eleição da Câmara com o projeto de lei (PL), que concede anistia a todos os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o presidente Arthur Lira anunciou a criação de uma Comissão Especial para analisar o projeto de lei (PL) 2.858 de 2022.

O chamado PL da Anistia vinha sendo usado como moeda de troca por parlamentares para conceder apoio aos candidatos à presidĂȘncia da Câmara. Com a criação da Comissão Especial, a tramitação da matĂ©ria pode se arrastar por atĂ© 40 sessões do plenĂĄrio da Casa.

"O tema deve ser devidamente debatido pela Casa. Mas não pode jamais, pela sua complexidade, se converter em indevido elemento de disputa polĂ­tica, especialmente no contexto das eleições futuras para a Mesa Diretora da Câmara", justificou Lira.

O presidente afirmou que Comissão seguirĂĄ rigorosamente os ritos e prazos regimentos das Comissões Especiais, "sempre com a responsabilidade e o respeito que são próprios deste Parlamento. TambĂ©m nessa temĂĄtica, Ă© preciso buscar a formação de eventual convergĂȘncia".

Hugo Motta

O deputado Hugo Motta Wanderley da Nóbrega Ă© natural de João Pessoa, na ParaĂ­ba. MĂ©dico de profissão, Motta Ă© deputado federal desde 2011, quando se elegeu pelo PMDB. Atualmente, Ă© membro do partido Republicanos, sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.

Motta relator a chamada PEC do orçamento de guerra, que liberou por fora do teto de gastos as despesas com a pandemia da covid-19. Próximo do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, Motta foi o presidente da Comissão Parlamentar de InquĂ©rito (CPI) que investigou as denĂșncias de corrupção na Petrobras, em 2015, no auge da operação Lava Jato.

Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo