Um estudante de Cascavel, no oeste do Paraná, descobriu cinco asteroides e recebeu um certificado da Nasa.
Um estudante de Cascavel, no oeste do Paraná, descobriu cinco asteroides e recebeu um certificado da Nasa. Lucas Melo, de 23 anos, participou de uma campanha internacional em parceria com a agência estadunidense.
O universitário cursa Engenharia de Produção e encontrou um programa que fornece dados astronômicos de alta qualidade a cientistas. O projeto é da International Astronomical Search Collaboration (IASC) em parceria com a Nasa.
De acordo com o portal Catve, Lucas descobriu 18 objetos celestes em movimento. No entanto, apenas cinco asteroides foram aprovados pela IASC.
Durante a fase inicial de uma campanha, os integrantes recebem imagens do telescópio Pan-STARRS, que está localizado em um observatório no Havaí (EUA).
Em seguida, os estudantes abrem os arquivos e fazem buscas por corpos celestes. Ao encontrar algum objeto, os membros fazem um relatório e enviam à IASC.
Os registros são verificados e, caso seja comprovado que os objetos se tratam de asteroides, a fase preliminar é concluída.
Os cinco asteroides encontrados pelo brasileiro estão em processo preliminar, em que o corpo celeste já tem 90% de autenticidade. Em seguida, a Nasa deve aprovar os astros após a comprovação da autenticidade.
Ao final do estudo, o paranaense será cadastrado como o descobridor dos asteroides e poderá nomeá-los, segundo o portal Catve.