O Governo do Paraná abriu inscrições gratuitas para o Vestibular dos Povos Indígenas de 2024.
O Governo do Paraná abriu inscrições gratuitas para o Vestibular dos Povos Indígenas de 2024. As vagas estão disponíveis até o dia 3 de outubro, com um total de 52 oportunidades distribuídas entre as universidades estaduais e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O processo seletivo oferece uma chance única para os candidatos indígenas ingressarem em cursos superiores, com início das aulas no ano letivo de 2025.
Os interessados podem efetuar a inscrição tanto de forma online quanto manual. Para a inscrição manual, os documentos devem ser postados ou entregues nas universidades até o dia 27 de setembro, conforme orientações do edital.
É importante que os candidatos sinalizem a instituição de ensino na qual pretendem estudar no momento da inscrição. O Manual do Candidato está disponível online.
O vestibular oferece 52 vagas, sendo 6 para cada uma das sete universidades estaduais e 10 para a UFPR. Essas vagas são suplementares aos processos seletivos tradicionais, reforçando a política de inclusão e educação para os povos indígenas.
Os candidatos poderão escolher entre 523 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, distribuídos por 34 cidades do Paraná.
As provas serão realizadas em duas etapas, nos dias 24 e 25 de novembro. Para facilitar o acesso dos candidatos, os exames ocorrerão em Curitiba e em sete municípios do interior: Cornélio Procópio, Tamarana, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Ortigueira e Santa Helena. Candidatos de fora do Paraná farão a prova em Curitiba. O ensalamento será divulgado em 1º de novembro.
A avaliação será realizada em duas fases. Na primeira etapa, os candidatos passarão por uma prova oral de língua portuguesa, com foco na interpretação de textos. A segunda etapa inclui a redação e provas objetivas de diversas disciplinas, como biologia, química e geografia.
As matrículas dos aprovados na primeira chamada serão realizadas conforme a disponibilidade de vagas em cada universidade. Se houver vagas remanescentes, novas chamadas serão feitas, respeitando a ordem de classificação.
O Vestibular dos Povos Indígenas é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o apoio das universidades estaduais e da UFPR. A edição de 2024 está sendo organizada pela Unioeste.