A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está prestes a anunciar uma licitação para o desenvolvimento de um serviço nacional de mensagens por celular, inspirado no WhatsApp.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está prestes a anunciar uma licitação para o desenvolvimento de um serviço nacional de mensagens por celular, inspirado no WhatsApp. O presidente da ABDI, Ricardo Capelli, revelou que a nova plataforma, inicialmente voltada para uso interno da agência, servirá como um teste para um sistema que poderá futuramente atender a todos os órgãos federais.
O projeto surge em meio ao embate entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede X, antiga Twitter, após o ministro Alexandre de Moraes suspender a rede no Brasil devido ao não cumprimento de ordens judiciais por Elon Musk. A criação do serviço nacional visa garantir a segurança e a soberania das comunicações oficiais, especialmente após o governo anterior ter sido alvo de espionagem pela NSA dos EUA, com suspeitas de grampos em telefones de autoridades.
Ricardo Capelli destacou a importância de ter uma plataforma brasileira, afirmando que a ideia de criar um sistema próprio não é uma questão de paranoia, mas uma medida de segurança frente a incidentes anteriores de quebra de sigilo. Ele enfatizou que o novo sistema não busca substituir plataformas existentes, mas criar uma alternativa segura para a troca de informações sensíveis.
A ABDI já recebeu propostas de mais de dez empresas brasileiras interessadas em colaborar no desenvolvimento da nova plataforma. Embora os custos ainda não estejam claros, Capelli acredita que não serão elevados, uma vez que as empresas participantes ajudarão na criação do projeto.
O objetivo principal é assegurar uma comunicação segura e soberana para o governo, evitando riscos associados ao uso de plataformas estrangeiras.