PolĂ­tica Justiça

STF retoma nesta sexta julgamento que pode tornar Ciro Nogueira réu

Por Congresso em Foco

13/08/2021 às 05:32:43 - Atualizado hĂĄ

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, à meia noite desta sexta-feira (13), o julgamento de um inquérito que pode receber denĂșncia contra o atual ministro-chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira. O caso, julgado pelo PlenĂĄrio virtual da 2ÂȘ Turma do STF, envolve o possĂ­vel crime de "impedir ou embaraçar investigação de infração penal que envolva organização criminosa."

O caso é o Inquérito 4.720, que apura o envolvimento de Ciro Nogueira, do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e do ex-deputado federal MĂĄrcio Henrique Junqueira Pereira na tentativa de compra do silĂȘncio de José Expedito, ex-assessor parlamentar, entre os anos de 2017 e 2018.

José Expedito afirmou ter sofrido ameaças de morte, e que MĂĄrcio Henrique teria dito que ele próprio o mataria caso revelasse ou gravasse algo sobre ambos. No depoimento, José Expedito disse que MĂĄrcio anunciou que mataria "sem esperar ordem dos parlamentares", o que indicaria a ciĂȘncia de Ciro e Eduardo da Fonte ao achaque.

O caso começou a ser julgado pela 2ÂȘ Turma em novembro de 2018. Na ocasião, o ministro Edson Fachin, relator do caso e responsĂĄvel pelos casos da Lava Jato na corte, votou por receber a denĂșncia. Para ele, ficaram comprovadas as prĂĄticas criminosas dos trĂȘs.

"O acusado MĂĄrcio Junqueira, nas abordagens, promessas e até ameaças feitas a José Expedito, atuava como preposto dos parlamentares codenunciados Eduardo da Fonte e Ciro Nogueira", escreveu Fachin em sua primeira denĂșncia.

Veja a Ă­ntegra da denĂșncia:

Em novembro daquele ano, Carmen LĂșcia acompanhou das decisões de Fachin. Foi quando Gilmar Mendes pediu vista, retornando apenas em 2021. Caso o voto de Gilmar Mendes seja pelo recebimento da denĂșncia, Ciro Nogueira passa a ser réu no Supremo.

Em junho, o advogado de Ciro, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, confiou na possibilidade de reversão do caso. "JĂĄ o inquérito 4720, após o Ministro Edson Fachin receber a denĂșncia, pediu vistas o Ministro Gilmar. A defesa confia na rejeição pelo colegiado, tendo em vista que tal investigação originou-se do INQ 4631, arquivado em relação ao Senador Ciro Nogueira", disse.

O caso ficarĂĄ disponĂ­vel para votos dos ministros até a próxima sexta-feira (20).

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo