Pacientes que se consultavam com o médico nigeriano Tosyn Lopes, sócio da clínica de reprodução humana Shiloh, realizaram uma operação para resgatar o material abandonado no local, em Tatuapé, zona leste de São Paulo.
Pacientes que se consultavam com o médico nigeriano Tosyn Lopes, sócio da clínica de reprodução humana Shiloh, realizaram uma operação para resgatar o material abandonado no local, em Tatuapé, zona leste de São Paulo. O homem está foragido, e é investigado por aplicar golpes milionários na seguradora SulAmérica.
Ao Fantástico a presidente da ONG Gestar, Vanessa Jost, relatou o que foi encontrado no local. O grupo representa 35 pacientes que se consultavam com Oluwatosin Tolulope Ajidahun, conhecido como Dr Tosyn no Brasil.
“Encontramos um imóvel realmente abandonado, com animais, baratas pelo chão e sem nenhum móvel no andar de baixo. Quando nós subimos, encontramos três tanques: um vazio, que era um tanque de reposição de nitrogênio, e dois com material congelado”, relembrou.
Havia dúvidas sobre a viabilidade do material genético colhido, que incluía óvulos e embriões congelados. A viabilidade foi confirmada após testes feitos em outra clínica da cidade.
A ONG encontrou materiais genéticos de 63 das 103 pessoas que estavam na lista de pacientes. Não se sabe onde está o restante.
Em janeiro, Tosyn teve a prisão decretada em razão de um suposto esquema de pedidos de reembolsos falsos e superfaturados em nome de funcionários, o que causou prejuízo de R$ 2,9 milhões somente a uma das operadoras.
Tosyn foi monitorado duas vezes por policiais quando tentava sair do país e ir à Nigéria em meio às investigações. Em ambas as vezes, foi barrado no aeroporto. Depois, sumiu. A polícia desconhece o paradeiro dele.
Histórias contadas ao Metrópoles por mulheres que procuraram a clínica com o sonho de ter filhos mostram que as pacientes também eram submetidas ao esquema de fraudes.
Elas narram casos de negligência médica que afetaram em cheio a saúde e colocaram suas vidas em risco. Até mesmo o "sumiço" de óvulos que o médico diz ter identificado no corpo dessas mulheres está sob suspeita.
Fraude, sumiço de óvulos e aborto: mulheres denunciam médico foragido