Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Toxina faz moluscos serem temporariamente proibidos na Baía de Guaratuba

A venda e o consumo de moluscos provenientes da Baía de Guaratuba estão proibidos por apresentarem contaminação por uma toxina perigosa.


A venda e o consumo de moluscos provenientes da Baía de Guaratuba estão proibidos por apresentarem contaminação por uma toxina perigosa. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná na última sexta-feira (26).

A proibição levou em conta exames feitos pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), que detectou, em ostras da região, a presença da ficotoxina ácido ocadáico (DSP), acima do limite máximo permitido pela legislação.

Essa toxina é produzida por microalgas marinhas durante o fenômeno conhecido como maré vermelha. Os moluscos bivalentes, como ostras, mexilhões, vieiras e berbigões, se alimentam dessas microalgas e por isso essa substância pode ficar acumulada nos tecidos dos moluscos.

O chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, explica que ela pode causar problemas de saúde.

De acordo com a Adapar, essa grande presença da toxina já estava sendo percebida em cultivos no estado de Santa Catarina. Foi aí que o órgão realizou as coletas no Paraná para analisar. Ainda não há previsão de liberação da venda e do consumo dos moluscos do estado.

Em casos de sintomas de contaminação pela toxina, a orientação é procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima.

Informações: Brenda Niewiorowski

BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-3-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!