A Rádio UEL FM (107,9 Mhz) está veiculando reportagens especiais produzidas pelos formandos do curso de Jornalismo, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A veiculação começou na última semana e prossegue nas próximas, sempre às quartas, na Revista do Meio-Dia. No próximo dia 18, a UEL FM apresenta "Na minha pele amarela", com jovens brasileiros de ascendência asiática que compartilham vivências e refletem sobre a questão racial no paÃs.
Assim como aumentaram os casos de violência doméstica contra mulheres e crianças na pandemia, cresceram também as denúncias de racismo contra asiáticos no Ocidente. No Brasil, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) criou uma central que acolheu mais de 200 queixas de ataques de ódio contra amarelos nesse perÃodo.
A reportagem é assinada por Bruna Miyuki Enomoto Akamatsu, Cristye Trindade Vilas Boas, Giovana Bueno Borghesi, Laura Kamiji de Oliveira e Victória Vischi da Cruz, com orientação da professora do Departamento de Comunicação Social, Mônica Kaseker.
Ensino remoto
O mesmo grupo assinou reportagem veiculada na última quarta-feira (11) sobre a experiência de pais, crianças e professores com o ensino remoto em Londrina. Somente agora, quase um ano e meio após o começo da pandemia, as atividades presenciais estão reiniciando no sistema público. No municÃpio, a Secretaria de Educação adota rodÃzio de turmas, metade dos alunos na sala de aula; a outra metade on line. As aulas presenciais atendem 50% da turma a cada semana.
Na rede estadual, a retomada do ensino presencial, em julho, já reduziu a evasão escolar. Segundo a Secretaria de Educação, em 23 de junho, 54 mil estudantes no Paraná não estavam assistindo às aulas nem realizando atividades escolares. Em 2 de agosto, o número baixou para 22 mil, uma diminuição de 59%. A notÃcia é muito boa, mas ainda é bastante gente para trazer de volta. No inÃcio do ano, em audiência na Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Educação informou que 70 mil alunos dos ensinos fundamental e médio haviam desistido da escola em 2020.
Na reportagem do grupo de jovens jornalistas recém-formados pela UEL (produzida pouco antes da colação de grau), o que mudou na relação entre escola e famÃlia com a implantação do ensino on-line e os desafios enfrentados pelas crianças, por seus pais e pelos professores, todos obrigados a se adaptar à nova realidade.
A reportagem mostra a "alfabetização digital" dos professores e a rapidez que eles tiveram de ter para se adaptar ao novo modelo. Educadores entrevistados para a matéria também revelam a relação com os pais, que passaram a ser mediadores no processo educacional.
Em relação às crianças, os relatos são de facilidade no processo, mas também de dificuldades para dormir, crises de choro, stress e adoecimento emocional. Os educadores alertam que a falta de contato entre os pares dificulta o processo de socialização, reconhecimento e pertencimento, fundamentais para crianças e jovens.
A reportagem apresenta, ainda, um alerta sobre a importância de rever o papel dos educadores na sociedade. Confira a reportagem completa – AQUI.
Também está disponÃvel o link da primeira reportagem dos formandos de jornalismo que a UEL FM mostrou no inÃcio do mês dia 4. A rádio veiculou a matéria na Semana de Recepção aos Ingressantes, com o inÃcio do ano letivo 2021, para mostrar como foi a adaptação dos ingressantes de 2020 ao ensino remoto.
Sem conhecer os colegas de turma pessoalmente, alguns grupos adotaram os jogos on-line para ampliar a interação. E tentar amenizar os efeitos da falta dos encontros, das caminhadas pelo Campus Universitário, do empréstimo de livros na Biblioteca Central, dos almoços no Restaurante Universitário e do calor das festas em repúblicas. Também os desafios dos professores para adaptação ao ensino on-line; e a ação da administração da UEL e da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para providenciar equipamentos e estrutura a alunos que não tinham computadores e internet.
A reportagem é assinada por Maria Caroline, com produção de Gabrieli Chanthè, Bruna Melo e Jair Segundo. Orientação da professora Mônica Kaseker. E está disponÃvel AQUI.
Entretenimento na Pandemia
Nas próximas semanas também serão veiculadas na rádio matérias dos formandos de jornalismo sobre entretenimento na pandemia (mesmo grupo que produziu a matéria sobre a adaptação dos calouros ao ensino remoto); projetos da UEL em atendimento à comunidade na pandemia (da equipe formada por Caroline Knup Tonzar, Isabela Albano Buriola, Juliana Félix, Lucas Petinatti e Tiago Bueno dos Santos); compras pela internet (a partir do ponto de vista de entregadores e empresários); moda delivery na pandemia (da equipe de Mariane Teles, Giulia Vibosi, Nicoli Suman, LavÃnia Zaborne e Tamiris Anunciação). Além de seis episódios de "Mulheres em campo: o futebol feminino do Londrina Esporte Clube", de Nicoli Suman, com orientação do professor Ossamu Nonaka.
Serviço
Revista do Meio-Dia
Reportagens especiais produzidas pelos formandos do curso de Jornalismo/UEL.
Dia: Sempre às quartas-feira, ao meio-dia.
Mais informações na UEL FM (107,9).
O Perobal