Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Professores

MPPR Aciona Município de Bocaiúva do Sul para Cumprir Pagamento do Piso Nacional dos Professores

Ação busca garantir cumprimento da Lei Federal 11.738/2008 e Lei Municipal 130/2018


O Ministério Público do Paraná (MPPR) acionou o Município de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, para que cumpra a legislação em vigor e pague o piso nacional aos professores da rede pública. A ação, movida pela Promotoria de Justiça da comarca, visa garantir o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que institui o piso salarial nacional, e da Lei Municipal 130/2018, que estabelece o prazo de dois anos para a elaboração de um plano de carreira para os profissionais da educação básica pública, tendo como referência o piso salarial nacional.

O MPPR requer que o Judiciário determine ao chefe do Executivo a apresentação, em 60 dias, de um plano econômico-financeiro que permita ao Município pagar o piso salarial nacional aos profissionais do magistério público da educação básica, no valor de R$ 4.580,57 para 40 horas semanais (ou proporcional para carga horária inferior). Após a apresentação do plano, um projeto de lei deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para a adoção do piso nacional, com previsão de reajuste anual conforme a legislação federal. O Ministério Público pede ainda a definição de multa diária ao prefeito em caso de descumprimento da obrigação.

Antes de ajuizar a ação, o MPPR tentou resolver a questão extrajudicialmente, sem sucesso, pois o Executivo Municipal não tomou as medidas necessárias para cumprir a Lei 11.738. Atualmente, a defasagem salarial dos professores da rede pública de Bocaiúva do Sul varia entre aproximadamente 25% e 30%, dependendo da carga horária do profissional.


Bocaiúva do Sul Ministério Público do Paraná piso salarial professores educação lei federal plano de carreira

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!