Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Clima

Estudo do MIT Revela: Mudanças nas Correntes Marítimas Podem Provocar Catástrofe Climática

Pesquisa indica que o enfraquecimento das correntes oceânicas pode acelerar o efeito estufa e intensificar as mudanças climáticas, alertando para a urgência de ações globais


clima

Um estudo recente conduzido por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, alerta sobre o futuro do planeta e da humanidade. A pesquisa indica que mudanças nas correntes marítimas podem provocar uma catástrofe climática.

Os pesquisadores explicam que o enfraquecimento do fluxo das águas oceânicas pode resultar no aumento do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, acelerando o efeito estufa e intensificando as mudanças climáticas. Além disso, o processo de alteração nas correntes marítimas pode criar um círculo vicioso, onde as modificações na circulação influenciam as mudanças climáticas, e vice-versa.

Os cientistas destacam que as correntes marítimas estão se tornando cada vez mais lentas, o que pode levar os oceanos a liberar mais dióxido de carbono armazenado nas águas profundas. Esse desequilíbrio afeta a relação entre ferro, carbono, nutrientes, microorganismos da superfície e moléculas chamadas "ligantes", que se ligam às proteínas. A liberação adicional de CO? das profundezas para a superfície e, eventualmente, para a atmosfera, pode aumentar ainda mais o aquecimento global e acelerar o derretimento de geleiras.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, enfatiza a urgência de intensificar os esforços globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e reverter as mudanças climáticas. Os cientistas do MIT reforçam a importância de ações imediatas para mitigar os impactos negativos no equilíbrio dos oceanos e no clima global.

 

#BlogLucianaPombo

Catástrofe Climática MIT

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!