Geral Vida Massa

Pães de forma têm álcool e podem comprometer bafômetro

Na última quarta-feira (9), a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou um estudo que revela que pães de forma podem ter teor alcoólico.

Por Da Redação

11/07/2024 às 08:53:14 - Atualizado há
Foto: Rede Novo Tempo de Comunicação

Na última quarta-feira (9), a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou um estudo que revela que pães de forma podem ter teor alcoólico.

A pesquisa foi realizada com as marcas de pão de forma mais populares no Brasil. O resultado indicou que todas elas possuem, em maior ou menor grau, álcool em sua composição. 

Além disso, alguns pães têm teor alcoólico que podem comprometer o teste do bafômetro. 

Veja também:

Teor alcoólico em pães de forma 

De acordo com o SBT News, foram analisados os pães da Pullman, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita. 

No entanto, o estudo da Proteste analisou que o consumo de duas fatias dos pães Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zero poderiam alterar o resultado do teste do bafômetro e até mesmo levar motoristas a terem o carro e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendidos ou serem presos em flagrantes. 

De acordo com a legislação, a quantidade de álcool em um teste do bafômetro não pode passar de 0,04 mg/l, mas em um deles o valor chega a ser três vezes maior: 1,69 mg/l.

Marcag/porção de 50g (duas fatias)Produtos alcoólicos 0,5%
Visconti1,69Risco
Bauducco0,59Risco
Wickbold 5 zeros 0,45Risco

Em nota, as empresas responsáveis pelos produtos informaram que adotam padrões de qualidade e seguem protocolos de segurança, como também a legislação e regulamentação vigentes.

Além disso, a lei brasileira exige que bebidas com teor de etanol acima de 0,5% sejam classificadas como alcóolicas. Dentre os pães abolidos dos, a maior parte ultrapassou a quantidade estipulada. 

No entanto, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pullman estão abaixo ou na marca do valor limite estipulado pela lei nacional. Veja:

Marca % MedidoProdutos alcoólicos 0,5%
Visconti3,37Não Conforme
Bauducco1,17Não Conforme
Wickbold 5 zeros0,89Não Conforme
Wickbold Sem Glúten0,66Não Conforme
Wickbold Leve 0,52Não Conforme
Panco0,51Não Conforme
Seven Boys0,50Conforme
Wickbold0,35Conforme
Plusvita0,16Conforme
Pullman0,05Conforme

Teor alcoólico no pão: entenda

Segundo a Proteste, toda fabricação de pães passa por fermentação, quando os açúcares da massa são fermentados e transformados em álcool etílico e gases e grande parte desse álcool evapora no forno.

No entanto, o álcool encontrado nesses produtos não vem exatamente dessa fermentação e, sim, de conservantes utilizados pela indústria, que são diluídos em álcool e borrifados nos produtos, para evitar mofo.

Fonte: Massa News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo