Educação Rio Grande do Sul

Moradores do RS podem se inscrever de graça no Enem 2024 até hoje

O prazo para inscrições de moradores do Rio Grande do Sul no Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) 2024 termina nesta sexta-feira (21), às 23h59.

Por Agência Brasil

21/06/2024 às 11:42:18 - Atualizado h√°
Foto: Notícias R7

O prazo para inscrições de moradores do Rio Grande do Sul no Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) 2024 termina nesta sexta-feira (21), às 23h59. O prazo extra exclusivo ocorre pela situação de calamidade p√ļblica que atingiu o estado em maio deste ano.

O prazo para inscrições foi reaberto pelo Minist√©rio da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), no domingo (16), conforme edital espec√≠fico.

As inscrições devem ser feitas online na P√°gina do Participante, com o login √ļnico no portal de serviços digitais do governo federal do Gov.br. O participante que esquecer a senha cadastrada ter√° a opção de recuper√°-la no mesmo site.

Os participantes tamb√©m podem solicitar tratamento pelo nome social (se for o caso) e atendimento especializado, com recursos de acessibilidade às pessoas com defici√™ncia (PcD). O ineressado dever√° inserir novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado. E o resultado do recurso desta solicitação poder√° ser consultado tamb√©m na P√°gina do Participante, a partir do dia 5 de julho de 2024.

No per√≠odo regular de inscrição, que terminou na sexta-feira (14), o Inep registrou mais de 259,9 mil inscrições de candidatos do Rio Grande do Sul, entre os mais de 5 milhões de inscritos no per√≠odo regular, encerrado em 14 de junho.

Isenção

Todos os moradores do Rio Grande do Sul inscritos no Enem 2024 t√™m direito a fazer a prova gratuitamente, porque o governo federal isentou este p√ļblico do pagamento da taxa de inscrição de R$ 85, devido às enchentes.

Por√©m, o Minist√©rio da Educação (MEC) e o Inep alertam que a isenção da taxa não garante a participação no Enem 2024. Os moradores do Rio Grande do Sul interessados devem fazer a inscrição online para confirmar a presença nos dois dias de provas do exame.

Datas

Em 2024, as provas objetivas e a redação serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10.

O edital do Enem 2024 determinou que, no primeiro dia de provas, serão aplicadas as de linguagens, ci√™ncias humanas e suas tecnologias, al√©m da redação. E o participante responder√° a questões da prova de l√≠ngua estrangeira (ingl√™s ou espanhol) escolhida na inscrição. A aplicação ter√° 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo e √ļltimo dia do Enem, serão aplicadas as provas de ci√™ncias da natureza e suas tecnologias e matem√°tica. A aplicação ter√° 5 horas de duração.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o n√≠vel de conhecimento dos estudantes no fim do terceiro ano do ensino m√©dio, que corresponde ao fim da educação b√°sica no Brasil.

O Enem √© considerado a principal forma de conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior, como universidades (p√ļblicas e privadas), faculdades e institutos federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); ou de financiamento da graduação pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Os resultados individuais do Enem de estudantes brasileiros tamb√©m podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de ensino superior de Portugal, que possuem conv√™nio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Para mais informações, Inep criou a p√°gina com as perguntas mais comuns sobre o Enem, no portal do Inep.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo