Geral Últimas Notícias

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu a obra Mulheres Sonhadoras, Mulheres Cientistas, composta por dois livros, das escolas e bibliotecas do município.

Por Da Redação

15/06/2024 às 17:38:41 - Atualizado há
Foto: Brasil de Fato

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu a obra Mulheres Sonhadoras, Mulheres Cientistas, composta por dois livros, das escolas e bibliotecas do município.

Escritos por Flávia Martins de Carvalho, juíza que atua na luta pela equidade racial, os livros falam sobre o legado de personalidades de diversos campos de formação.

Na lista estão 20 nomes relevantes no país, como Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Dorina Nowill, Débora Diniz e Marielle Franco. Por meio da poesia e das ilustrações, a obra trata dos desafios e conquistas dessas mulheres.

:: Projetos de escritoras negras fortalecem a luta contra o racismo e machismo na literatura ::

A decisão de recolher o material das escolas e bibliotecas ocorreu após um pedido de um vereador de extrema direita. Ele fez críticas ao livro em uma sessão na Câmara do município.

Responsável pela publicação, a Editora Mostarda publicou nota em que expressou surpresa com a decisão. "Repudiamos qualquer tipo de censura e defendemos que obras que promovem o pensamento crítico e o exercício da cidadania devem permanecer nas escolas, sem quaisquer impedimentos de ordem autoritária."

:: Mulheres Cientistas lançam campanha #AssédioZero nas instituições de ensino superior ::

Em posicionamento divulgado por alguns veículos de imprensa, a prefeitura de São José dos Campos teria confirmado a decisão, com a justificativa de que o conteúdo será reavaliado por uma equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

O Brasil de Fato enviou e-mail para confirmar as informações, mas não teve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para atualizações.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo