Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Toledo

Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo esclarece dúvidas sobre o Programa Parceiro da Escola

O programa "Parceiro da Escola", aprovado recentemente na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e sancionado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) tem gerado enorme debate.


O programa "Parceiro da Escola", aprovado recentemente na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e sancionado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) tem gerado enorme debate. Muitos professores e funcionários dos Colégios Estaduais aderiram a uma greve que durou três dias em protesto ao projeto.

José Carlos Guimarães, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, visitou a redação do Portal Toledo News e esclareceu várias dúvidas sobre a iniciativa.

O programa já está em fase piloto em dois colégios em Curitiba e Região Metropolitana, com resultados positivos tanto na estrutura física quanto no desempenho pedagógico. Argumentou Guimarães.

Segundo ele, o projeto tem como objetivo auxiliar na gestão das escolas públicas do estado, principalmente no que se refere à parte burocrática e administrativa. "O programa, inspirado em modelos de sucesso em países como Estados Unidos, Inglaterra e Coreia do Sul, não se trata de privatização ou terceirização, mas sim de uma parceria que visa liberar o diretor da escola para que ele possa se dedicar integralmente à parte pedagógica", disse o chefe do Núcleo Regional de Educação.

A escolha das escolas que farão parte do programa leva em conta a projeção de crescimento e a demanda alta por vagas. Em Toledo, foram selecionados o Colégio Estadual Jardim Europa, no bairro de mesmo nome, e o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, no Jardim São Francisco. A comunidade escolar dos colégios indicados terá a oportunidade de votar se aderem ou não ao programa em uma consulta pública que ocorrerá durante o segundo semestre de 2024. Em caso de aprovação, as instituições entrariam no modelo já no ano de 2025.

Guimarães também esclareceu algumas dúvidas sobre a possível perda de empregos para professores e funcionários. Ele garantiu que os professores concursados permanecerão em seus cargos e que os professores temporários (PSS) serão contratados pelo regime CLT, com garantia de salários e direitos trabalhistas.

Confira no vídeo abaixo a íntegra da entrevista com o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, José Carlos Guimarães

Toledo News

Toledo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!