Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Curitiba alerta para aumento de casos de Hepatite A

Com 255 diagnósticos confirmados de Hepatite A, Curitiba está em alerta para um aumento no número de casos.


Com 255 diagnósticos confirmados de Hepatite A, Curitiba está em alerta para um aumento no número de casos. De janeiro a maio, o município soma cinco mortes. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a contaminação é verificada, principalmente, em homens (76%) entre 19 e 39 anos de idade e que não foram imunizados contra a doença na infância. Um dos pacientes precisou de transplante hepático em decorrência de complicações da Hepatite A. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira, explica que a contaminação, em geral, se dá por compartilhamento de objetos, mãos contaminadas ou por sexo anal/oral sem proteção. Os casos registrados em Curitiba estariam ligados, principalmente, à transmissão sexual.

A hepatite A é uma doença viral aguda do fígado. Entre os sintomas estão icterícia e escurecimento da urina.

LEIA MAIS

A confirmação da doença é feita por meio de testes sorológicos. Em caso de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.

Desde 2014, a vacina contra a Hepatite A está disponível no SUS para crianças de até cinco anos. Também existe vacina para o público adulto, mas somente na rede privada.

Reportagem: Vanessa Fontanella

BandNews

Curitiba Geral Destaque-coluna-1-inf Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-inf Destaque-coluna-2-sup Destaque-coluna-3-inf Destaque-coluna-3-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!