Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

No Rio, servidores da saúde em greve fazem ato em frente a hospital

Servidores em greve da Rede Federal de Hospitais no Rio de Janeiro realizaram um ato unificado nesta segunda-feira (20) em frente Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense.


Servidores em greve da Rede Federal de Hospitais no Rio de Janeiro realizaram um ato unificado nesta segunda-feira (20) em frente Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense.

Uma das reivindicações da categoria é o cumprimento do acordo fechado no ano passado com o governo federal. A greve por tempo indeterminado, começou na última quarta-feira e agrava a situação da rede que, segundo os servidores, há anos vem sofrendo com o sucateamento e falta de profissionais.

Neusa Beringui de Oliveira, do Núcleo Sindical do Hospital Federal Cardoso Fontes, afirma que os trabalhadores vêm fazendo reivindicações há nove meses e que nenhuma pauta do último acordo de greve do ano passado foi atendida pelo Governo Federal.

"Estamos reivindicando o enquadramento dos nossos auxiliares de enfermagem, que trabalham em desvio de função, porque somos contratados como auxiliares e exercemos a função de técnico de enfermagem. Estamos também reivindicando a contratação dos nossos contratos temporários e que eles só saiam depois que tenha concurso público. Nós temos um déficit de mais de oito mil profissionais de enfermagem na rede federal".

Neusa ainda reforça que o movimento rejeita qualquer proposta de transferência das unidades no processo de reestruturação que está sendo feito pelo Ministério da Saúde.

"A gente tá muito chateado e a gente não quer o fatiamento das unidades. Nós queremos a manutenção da rede federal para o Ministério da Saúde, não para a gestão do município do Rio de Janeiro".

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado, as unidades estão funcionando com 30% do quadro de pessoal. Foram mantidos os serviços considerados essenciais. Já as consultas, cirurgias e exames eletivos estão suspensos.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que mantem o diálogo aberto para ouvir as reivindicações da categoria. Ainda de acordo com a nota, o Ministério vem atuando para reconstruir e fortalecer os Hospitais Federais, e entre as medidas adotadas estão a convocação de mais de mil profissionais e a prorrogação de mais de1,7 mil contratos temporários, além da instalação de mesa de negociação para tratar das demandas dos trabalhadores.

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Saúde Movimento rejeita transferência de unidades para gestão municipal Rio de Janeiro 20/05/2024 - 20:50 Roberto Piza / Fran de Paula Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional Greve Servidores Federais saúde segunda-feira, 20 Maio, 2024 - 20:50 160:00

Rádio Agência Nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!