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Inadimplência

Com inadimplência elevada, saber cobrar é fundamental

Quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas e mais de 68 milhões de consumidores estão inadimplentes, segundo informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil.


Quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas e mais de 68 milhões de consumidores estão inadimplentes, segundo informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil. Diante de números tão altos, é fundamental que as empresas realizem uma abordagem mais centrada nos seus clientes e busquem estratégias diferenciadas durante as negociações e cobranças de dívidas.

Uma coisa é certa: ninguém gosta de ser cobrado. Então, na hora de enviar as cobranças, o bom senso deve estar presente. Afinal, imprevistos podem acontecer com todas as pessoas e, se a cobrança for feita de uma forma desagradável, dificilmente os clientes voltarão a comprar na empresa.

Palavras negativas ao cobrar como "você está devendo há muito tempo" ou "você é um mau pagador", podem constranger e intimidar os clientes. E, caso eles se sintam ofendidos, poderão, inclusive, buscar os meios judiciais.

Então, no momento de fazer a cobrança, é importante levar em conta alguns aspectos. Em primeiro lugar, deve-se proporcionar segurança nas informações e responder às dúvidas dos clientes inadimplentes. Também é essencial estabelecer prazos e valores que assegurem o cumprimento do acordo estabelecido.

Outra chave para garantir uma boa experiência ao cliente é a qualidade do atendimento, a prática da escuta ativa e a comunicação clara. Esses fatores auxiliam o atendente a entender as razões da dívida, criando empatia e compreensão das necessidades do cliente, o que facilita uma negociação mais eficaz.

Já no que diz respeito aos insatisfeitos, o primeiro passo é entender a dor do cliente. É aí que a transparência e a comunicação clara desempenham papel fundamental.

Sim! Com um bom sistema de gestão, é possível acompanhar todos os recebimentos, identificar com facilidade os pagamentos recebidos e os que ainda estão pendentes.

Com essas informações em mãos, pode-se criar estratégias para negociar parcelamentos maiores e valorizar e reconhecer quem paga em dia, oferecendo descontos e melhores condições de pagamento.

Além disso, também é possível automatizar o processo de cobrança. Assim, evitam-se erros e atrasos e os empresários têm mais tempo para focar em atividades que contribuem realmente para o crescimento do seu negócio.

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