Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Maio Laranja

Campanha Maio Laranja terá palestra de conscientização contra o abuso sexual infantil

O dia 18 de maio foi instituído, pela Lei Federal nº 14.


Foto: TJDFT

O dia 18 de maio foi instituído, pela Lei Federal nº 14.432, de 3 de agosto de 2022, como aquele dedicado à conscientização em relação ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Assim, para reforçar a campanha Maio Laranja, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, convida para uma importante palestra sobre o tema na Casa da Cultura, no dia 22 de maio, a partir das 13h30.

Voltada para os atores da Rede de Proteção (Conselho Tutelar, Educação, Saúde, Assistência Social, Judiciário, entre outros) que atuam diretamente em situações de abuso e vulnerabilidade de crianças, a ocasião também é aberta a demais interessados. Embora a participação na palestra seja gratuita, as vagas são limitadas e os interessados devem fazer suas inscrições pelo formulário digital localizado neste link.

"O objetivo principal é dar visibilidade ao assunto, divulgando os canais de denúncia e levando ao conhecimento de toda a Rede de Proteção a diferença entre abuso sexual e exploração sexual, bem como os tipos de violência", explica Eliezer Leal, secretário municipal de Desenvolvimento Social. Além disso, servirá para reforçar o fluxo de atendimento em situação de violência contra a criança/adolescente, conforme o Protocolo da Rede de Proteção de Campo Largo. O Maio Laranja é o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil.

O palestrante - Pelo segunda vez, Mauricio Cunha vem a Campo Largo falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre avanços nos direitos e proteção de crianças e de adolescentes, ele que atua na área da criança e do adolescente há 30 anos. Mestre em antropologia social e doutor em políticas públicas, Cunha responde também como ex-secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente e, atualmente, trabalha como diretor do ChildFund Brasil, organização que alcança cerca de 26 milhões de crianças e suas famílias, em 24 países.

Denuncie - Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, apenas nos quatro primeiros meses de 2023 o Disque Direitos Humanos registrou mais de 17,5 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes, aumento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Especialistas afirmam que esse aumento se deve ao investimento na formação de profissionais, na abertura de canais de denúncias e nas campanhas de conscientização da população.

Os telefones para denunciar - de forma anônima - qualquer suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes são:

100 (Disque Direitos Humanos)

181 (Polícia Civil-PR)

153 (Guarda Municipal)

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime, não se cale! Compartilhe essa notícia e participe deste combate.

SERVIÇO:

Palestra Maio Laranja

Tema: Maio Laranja: o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil

Data: 22/05/2024

Horário: 13h30 às 17h

Local: Casa da Cultura

Endereço: Rua do Centenário, 2011, Centro

Inscrições gratuitas AQUI

Grande Curitiba

Geral abuso sexual infantil Campo Largo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!