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Economia

Dia das Mães: veja os presentes que estão em alta

O que dar de presente no Dia das Mães? Os comerciantes estão preparados para a segunda melhor data sazonal do varejo, atrás somente do Natal.


Foto: Folha - UOL

O que dar de presente no Dia das Mães? Os comerciantes estão preparados para a segunda melhor data sazonal do varejo, atrás somente do Natal.

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR indica que 71,9% dos paranaenses pretendem presentear suas mães no dia 12 de maio, um aumento significativo em relação aos 63,7% de 2023.

“Adquirir os presentes na semana do Dia das Mães continua fortemente sendo o período de compra preferido dos consumidores. A compra pela internet cresceu significativamente com relação ao ano passado, superando pela primeira vez o comércio de rua na aquisição dos presentes”,

diz o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

Entre os principais motivos de quem não vai presentear, são mãe ausente ou falecida (51,9%) e o fato dela morar longe (26%), além de dificuldades financeiras (10,6%).

Presentes para o Dia das Mães que estão em alta

As opções de presente que estão em alta são perfumes e cosméticos (26,3%), acima de roupas, bolsas e calçados (24,4%). Além disso, os filhos também apontaram que vão dar o valor do presente em dinheiro (12,4%), já outros darão eletrodomésticos e objetos de decoração (9,8%). A lista segue com joias, bijuterias e acessórios (9,4%) e flores (6,7%).

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O valor médio do presente para o Dia das Mães em 2024 será de R$ 140,00, diminuição de 2% em relação ao ano passado. A queda tem o acompanhamento por um aumento na procura por presentes de até R$ 100,00, que representam 36,1% das intenções de compra.

A forma de pagamento mais utilizada é o Pix, com 37,9% das transações. Os locais para a compra dos presentes foram a internet, com 35,2%, e os shoppings, com 30,9%. O comércio de rua deve receber apenas 20,2% dos consumidores.

*A Fecomércio PR e o Sebrae/PR realizaram a pesquisa de 28 de março a 4 de abril de 2024, com 370 consumidores paranaenses acima de 18 anos.

Massa News

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