Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

Mais de 39 mil crianças entre 0 e 14 anos foram infectadas com a dengue, no Paraná, desde agosto do ano passado.


WhatsApp-Image-2024-04-24-at-14.36.30

Mais de 39 mil crianças entre 0 e 14 anos foram infectadas com a dengue, no Paraná, desde agosto do ano passado. Seis crianças morreram com a doença, no mesmo período. O dado é da Secretaria de Estado da Saúde e aponta que a situação mais crítica acontece no oeste do estado. Já são mais de 18 mil casos da doença, nas oito regionais de saúde que compõem a região.

Veja mais:

Davi Nietto Zanmaria, de nove anos, é de Cascavel, a cidade paranaense com o maior número de casos confirmados. Ele teve dengue e afirma que a dificuldade de locomoção foi o sintoma mais difícil, no enfrentamento da doença.

Para Olivia Boscardin de Oliveira, de nove anos, além da dificuldade de locomoção, a dengue lhe trouxe a falta de apetite.

Olivia e Davi estudam na mesma sala de aula de um colégio particular de Cascavel, no oeste do Paraná, que viu o número de casos de dengue disparar nos últimos meses.

Em resposta a essa realidade, alunos e professores se uniram na criação de uma armadilha para o mosquito aedes aegypti. O dispositivo é feito com material reciclável e tenta atrair o inseto para dentro de uma garrafa pet, para o depósito dos ovos.

(Foto: divulgação/Colégio Marista)

Com isso, as larvas com o potencial de gerar novos mosquitos ficam presas na armadilha e não voltam à natureza. A professora do 4º ano do ensino fundamental Graciane Agner Souza Bueno, explica como é criada a armadilha.

O projeto foi desenvolvido agregando competências de mais de uma disciplina. A criação da armadilha é uma das iniciativas do colégio para tratar do assunto dengue no ambiente escolar.

(Foto: divulgação/Colégio Marista)

Para a professora, mesmo com a pouca idade, os alunos têm um potencial de transformação e conscientização da sociedade.

A armadilha foi instalada nas residências dos alunos e também na escola. Um calendário de manutenção do dispositivo é cumprido pelos próprios alunos, que não desejam ter de volta a companhia do mosquito.

A vacina contra a dengue está disponível em 101 municípios do Paraná. O imunizante é aplicado em crianças de 0 a 14 anos, nas regionais de Paranaguá, Cascavel, Umuarama, Maringá e Toledo.

Desde o início do atual período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, o Paraná acumula quase 300 mil casos de dengue. Neste período, foram registradas 213 mortes.

Reportagem: David Musso

BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-1-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!