Geral Fogo

Equipes combatem incêndio no Parque Ilha Grande, no noroeste do Paraná

Por RIC Mais

09/08/2021 às 11:10:00 - Atualizado há

Um incêndio de grandes proporções atingiu neste final de semana o Parque Ilha Grande, na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) e também do Consórcio Intermunicipal Para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (CORIPA) combatem as chamas.

A área de conservação, que tem área total de aproximadamente 760 quilômetros quadrados, fica às margens do Rio Paraná. Ainda não é possível dizer qual a proporção do incêndio e o que causou o fogo.

As chamas foram registradas pela primeira vez na manhã de domingo (8). De acordo com Nayara Raposo Olivo, secretária executiva do CORIPA, a área, apesar de ser alagada, está sendo destruída pelas chamas por conta da forte estiagem sofrida pelo Estado.

"Ainda há áreas alagadas e outras áreas mais secas. Estamos tendo êxito no combate direto ao fogo em áreas mais secas, que oferecem maior estabilidade e segurança para que as equipes possam trabalhar. O próximo passo é fazer um aceiro em fazendas próximas para evitar a propagação das chamas", afirma Nayara.

Mais de 20 pessoas combatem as chamas no parque


O aceiro é realizado por meio de ferramentas ou tratores. Raspa-se uma área da vegetação de forma que fique uma área de isolamento entre as vegetações, evitando a passagem do fogo.

Ao todo, mais de 20 pessoas atuam no combate ao fogo e no apoio. Voluntários também participam da ação, que ocorre no município de Altônia e se aproxima do município de São Jorge do Patrocínio.

"O impacto é gigantesco para a fauna e para a flora da região. A biodiversidade sofre como um todo. As equipes de combate ao fogo relatam constantemente a fuga de animais, que tentam se afastar das chamas", ressalta Nayara.

Fonte: RIC Mais
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo