O Paraná promove a partir de hoje (2) mutirões, em todo o estado, para confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O Paraná promove a partir de hoje (2) mutirões, em todo o estado, para confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A ação realizada durante todo o mês de abril é em referência ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta terça-feira (2). O secretário de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni, destaca que a carteirinha garante o atendimento prioritário das pessoas com TEA em espaços públicos e privados. Além disso, segundo Carboni, o documento também é importante para a elaboração de políticas públicas.
As ações vão ocorrer de forma regionalizada nos escritórios e instâncias avançadas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Os mutirões também serão realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de cerca de 200 municípios. A estimativa é emitir mais de duas mil carteirinhas em abril.
LEIA MAIS
No Paraná, 18.418 pessoas já possuem o documento. Para confecção da Carteira do Autista é preciso apresentar RG e CPF da pessoa com TEA e também do responsável. Os interessados também precisam apresentar fotografia recente, laudo médico e exame de Tipo Sanguíneo – todos digitalizados.
Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:
– RG, CPF do autista.
– RG, CPF do responsável.
– Fotografia do autista digitalizada, e deve ser o mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão.
– Laudo Médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.
– Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado.
Reportagem: Vanessa Fontanella