Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

? Home Destaques

Receita Federal divulga novas regras do Imposto de Renda de 2024; confira

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (6) as novas regras do Imposto de Renda Pessoa Física (IPRF) 2024, ano-base 2023.


A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (6) as novas regras do Imposto de Renda Pessoa Física (IPRF) 2024, ano-base 2023. O prazo para enviar as declarações será de 15 de março a 31 de maio.

De acordo com a Receita, o programa para preenchimento das declarações será liberado no mesmo dia da abertura do prazo. O primeiro lote da restituição será pago em 31 de maio.

A entrega da declaração do IRPF será obrigatória para quem recebeu em 2023 rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90.

Envio da declaração

Para enviar a declaração, o contribuinte tem as opções de utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda, para tabletes e celulares; o programa gerador do imposto de renda para computadores, que ainda não está disponível, e o preenchimento online, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-CAC. É possível começar em uma plataforma e concluir em outra.

Para quem perder o prazo, a multa de atraso das declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74.

Contribuintes devem ficar atentos ao prazo para enviar declarações à Receita Federal. Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

Regras: quem deve declarar?

Receita faz mudanças

A Receita Federal informou que houve mudanças nas fichas incluem a identificação de criptoativos, a exemplo das criptomoedas, e informações adicionais para alimentandos, pessoas que recebem pensões alimentícias, exigindo o CPF do alimentado e detalhes como as datas relativas ao tipo de processo — a data de lavratura da escritura pública, por exemplo, ou a data da decisão judicial.

Calendário das restituições

Prioridades para restituições

Dívidas com a receita

A Receita Federal lançou, em 2 de janeiro, o programa Autorregularização Incentivada de Tributos, que permite a quitação de dívidas tributárias sem juros e multa e com parcelamento para pessoas físicas e jurídicas. O cadastro pode ser feito até o dia até 1º de abril de 2024.

ICL Notícias

Sociedade ?? Home Destaques ?? Mais Lidas País Economia Imposto De Renda 2024 Receita Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!