Nome

E-Mail

26/11/2020 às 15h00min - Atualizada em 26/11/2020 às 15h06min

Com apoio da Associação Brasileira de Automação, aplicativo NuRótuloTULO traz mais segurança na compra de alimentos industrializados

SALA DA NOTÍCIA Bruna Camilo

Integração com o Banco de Dados de Produtos da GS1 Brasil possibilita aos consumidores o acesso a informações sobre componentes alergênicos, de fontes confiáveis e em tempo real

A startup NuRÓTULO, associada da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, desenvolveu um aplicativo para smartphones com o objetivo de aumentar a segurança no acesso às informações para consumidores de alimentos industrializados. 

De acordo com Maira Figueiredo, idealizadora e CEO da NuRÓTULO, “nosso aplicativo auxilia aqueles que têm algum tipo de restrição alimentar a monitorar se alimentos industrializados possuem ou não algum componente do qual são alérgicos”. Maira explica que o acesso à informação no momento da compra é fundamental para que o consumidor esteja seguro de que o produto não vai lhe prejudicar. Com o aplicativo instalado no smartphone, basta fazer a leitura do código de barras da embalagem para receber as informações. 

O que motivou Maira a desenvolver o aplicativo foi a dificuldade encontrada em realizar a escolha segura de alimentos que não fossem causar uma reação alérgica em sua filha. Com uma interface simples, para utilizar o aplicativo basta o usuário fazer um pré-cadastro e selecionar os componentes ao qual é alérgico, depois é só começar a escanear o código de barras dos produtos escolhidos com o smartphone e ver se há algum dos componentes marcados anteriormente como alergênicos.

Por meio da integração com o Banco de Dados de Produtos - Cadastro Nacional de Produtos, uma ferramenta online de gestão de produtos da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que reúne informações de mais de 50 milhões de produtos cadastrados pelos donos das marcas, o aplicativo da NuRÓTULO possibilta identificar e informar ao consumidor a existência de alergênicos no alimento em tempo real.



“Com a integração entre as soluções da GS1 e da NuRÓTULO, é possível aos consumidores o acesso a informações sobre componentes alergênicos, de fontes confiáveis e em tempo real, trazendo mais segurança no momento da compra dos produtos”, destaca Herbert Kanashiro, especialista em sustentabilidade da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Para ele, as iniciativas em sustentabilidade da associação buscam trazer, por meio dos serviços e padrões GS1, benefícios escaláveis para a sociedade em geral. “No caso dessa iniciativa com a NuRÓTULO, as empresas engajadas aumentam a confiabilidade de suas marcas, a visibilidade de seus produtos, a fidelização do consumidor e entregam um grande valor à sociedade. É o que eu chamo de ‘círculo virtuoso’ ”.

Ciente do seu papel e sua responsabilidade perante a sociedade, a NuRÓTULO também se compromete a apoiar o cumprimento de três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na “Agenda 2030”. São eles: Saúde de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestruturas; e Parcerias e Meios de Implementação.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil 
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Informações para imprensa
DFreire Comunicação e Negócios
(11) 5105-7171

São Paulo:
Marcelo Danil – marcelodanil@dfreire.com.br / (13) 99741-8833
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Porto Alegre:
Cristine Pires - cristineapires@gmail.com / (51) 99315-9381
Rio de Janeiro:
Fabiola França – fabiola@dfreire.com.br / (21) 99899-1400

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)

Onde você se informa todos os dias?

60.6%
9.9%
0%
1.4%
0%
4.2%
0%
4.2%
0%
1.4%
0%
1.4%
0%
15.5%
1.4%
Nome

E-Mail

Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp