Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

eleições

Chance de 2° turno em SJP e IA são desafios da nova cúpula do TRE-PR para as Eleições de 2024

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.


Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter

A possibilidade de acontecer um 2° turno em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, são junto com a Inteligência Artificial (IA) os principais desafios para as eleições municipais em 2024 por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A nova cúpula diretiva do órgão, responsável pelo pleito no estado, tomou posse nesta quinta-feira (1) em Curitiba.

São José dos Pinhas e Foz do Iguaçu alcançaram 200 mil eleitores e, com isso, terão pela primeira vez a possibilidade de 2°turno, no caso de nenhum dos candidatos alcançar mais de 50% os votos válidos. Elas se juntam a outras cinco cidades do Paraná já habilitadas.

O novo presidente do TRE-PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, afirmou que é importante os moradores das cidades estarem cientes da novidade. "Haverá mais municípios com possibilidade de 2° turno e é importante que estes eleitores saibam disso. Agora, serão sete cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais", confirmou, ao ser questionado pelo Portal Nosso Dia.

Novo presidente do TRE-PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (Foto: Geovane Barreiro - Nosso Dia)

O novo vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, disse que isso traz uma responsabilidade maior ao órgão, já que poderá haver mais demanda em eventuais 2° turnos. "Nossa preocupação é com a polarização do 2° turno. Neste sentido, daremos todo apoio tecnológico para estas sete zonas eleitorais em que existe a possibilidade", destacou.

Inteligência Artificial (IA)

Durante a entrevista coletiva de posse, os desembargadores também foram questionados sobre como o TRE-PR trabalhará no possível uso de Inteligência Artificial (IA) com vídeos fakes e outras tecnologias.

"Estaremos fortes na fiscalização e podendo ter cassação, dentro do devido processo ilegal, se alguém quiser enganar o eleitor. O que queremos é a tranquilidade ,para que o paranense possa votar naquele que demonstrou honestidade e trabalho. Vamos combater o que contrariar ordenamento juridico", concluiu o vice-presidente do TRE-PR.

A nova cúpula do órgã cumprirá mandato no biênio 2024-2025

Nosso Dia

POLÍTICA Eleições Rmc Sjp Ta Sabendo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!