Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Destaque do Dia

Haddad diz que "BC precisa fazer trabalho dele" para país crescer

Ministro afirma que PIB vai avançar 3% neste ano ‘com queda de juros e apoio do Congresso’ Nesta terça-feira (5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a necessidade de o Banco Central desempenhar seu papel no processo de redução das taxas de juros para assegurar o crescimento projetado para este ano e 2024.


Foto: Reprodução internet

Ministro afirma que PIB vai avançar 3% neste ano ‘com queda de juros e apoio do Congresso’

Nesta terça-feira (5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a necessidade de o Banco Central desempenhar seu papel no processo de redução das taxas de juros para assegurar o crescimento projetado para este ano e 2024.

Haddad, ao comentar o resultado positivo, porém frágil, do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, ressaltou o início tardio do ciclo de corte de taxas pelo Banco Central em agosto, fazendo uma solicitação à autoridade monetária.

O ministro também participou da transmissão ao vivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais, direto de Berlim, Alemanha, última parada de sua recente viagem internacional. Haddad expressou confiança nas medidas em curso no Congresso, incluindo a Reforma Tributária, e destacou a expectativa de uma economia mais robusta.

Na mesma transmissão, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou que o resultado do PIB no terceiro trimestre é uma garantia de crescimento acima de 3% para a economia brasileira neste ano.

Os dados divulgados pelo IBGE superaram as expectativas do mercado, que previa uma queda de 0,3% no período. O desempenho positivo no terceiro trimestre seguiu um início de 2023 marcado por resultados acima do esperado, impulsionados pela agropecuária no primeiro trimestre e pelos setores de serviços e indústria no segundo.

Os sinais positivos no mercado de trabalho de julho a setembro, incluindo geração de empregos formais e aumento da renda média, foram vistos como estímulos ao consumo de bens e serviços. A projeção para o crescimento do PIB em 2023 é de 2,84%, segundo o boletim Focus, e de 1,5% para 2024.

Fonte: Folha

Biznews

Destaque Do Dia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!