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Um setor que não pode falhar neste fim de ano é o de estoque

Todo final de ano requer um bom planejamento dos varejistas.


Todo final de ano requer um bom planejamento dos varejistas. Afinal, com as oportunidades para aumentar as vendas, cometer erros de gestão pode custar a perda de muitos clientes e, consequentemente, de lucratividade. E se existe um setor onde não pode haver erros nesta época, é o estoque.

Ao preparar o estoque para o final do ano, o ideal para os lojistas é não investirem recursos demais em produtos muito variados. Afinal, é normal ter uma mercadoria "do momento", que costuma sair mais do que as outras. Na Black Friday, por exemplo, os produtos mais buscados são os eletrônicos e eletrodomésticos, mas há também quem aproveite a data para adiantar as compras de Natal, como diversos tipos de presentes e itens de decoração. Dessa forma, os lojistas devem identificar quais produtos terão maior procura neste período, para oferecer aos clientes. 

Outro item muito importante na hora de montar os estoques é contar com várias opções de fornecedores. Imprevistos podem acontecer e nenhum lojista quer perder vendas pela falta de estoque. Então, mesmo depois de ter feito os pedidos para o final do ano, poderá haver necessidade de reforçar alguns produtos na prateleira, conforme a procura dos clientes. Neste caso, é fundamental contar com fornecedores que possam atender as quantidades solicitadas, mas também é essencial uma programação financeira do lojista.

É importante que os lojistas tenham um bom estoque para suprir a demanda neste período e garantam maior lucratividade. Também não se pode esquecer, que passado o Natal, as trocas se darão em maior número e as lojas precisam estar com estoques suficiente. Se um cliente, por exemplo, desejar trocar alguma peça de roupa por um tamanho maior, a loja deve ter o tamanho desejado à disposição. Assim como oferecer a essas pessoas outras mercadorias, além daquelas que elas desejam trocar, deixando mais dinheiro no caixa.

Por fim, toda loja deve caprichar no atendimento. Trabalhar com uma demanda mais alta é desafiador, mas isso não justifica um atendimento ruim. Analisando os dados das vendas e se planejando, os lojistas conseguirão prever o aumento e verificar até a possibilidade de fazer contratações extra.

BandNews

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