Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

centro de irati

Irati conquista o selo Susaf e pode ampliar mercado de produtos de origem animal

Secom Irati O setor agropecuário de Irati teve um grande avanço.


Foto: Reprodução internet

Secom Irati

O setor agropecuário de Irati teve um grande avanço. Durante a Assembleia Itinerante, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na 2ª ExpoIrati, na noite de quinta-feira (26), o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, entregou ao município de Irati a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). Com isso, Irati poderá credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializarem seus produtos em todo território estadual.
O prefeito Jorge Derbli comemorou a conquista e destacou a qualidade dos produtos do município. Segundo ele, alguns produtores já estão se adequando para conquistar o Susaf, e a expectativa é que outros também sigam o exemplo. "Temos muitas pequenas agroindústrias que contam com o serviço de inspeção municipal, trabalham dentro das normas sanitárias, mas não podem vender fora de Irati. Foi um trabalho árduo do setor de agricultura do município e hoje, felizmente, conquistamos a sonhada certificação".
Ortigara destacou que boas práticas de produção e atendimento aos requisitos de qualidade são capazes de potencializar a economia regional. “O Susaf representa uma oportunidade de crescer sem limites. As agroindústrias podem ir mais longe e com mais velocidade. Isso fará bem para a economia”, disse.
De acordo com o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, os municípios que quiserem aderir ao Susaf precisam de um Sistema de Inspeção Municipal (SIM) atuante e bem estruturado. “O Susaf é um programa fundamental para o Estado, pois simplifica e expande a comercialização de produtos agroindustriais”.
O secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, explica que o município está adequado com espaço, três médicos veterinários, lei, equipamentos e capacitação. "Agora vem a segunda etapa, fazer com que as empresas se adaptem a lei e as exigências para ter o selo Susaf. Dessa forma vão ampliar o comércio, que até então é local, para um universo de 11 milhões de consumidores, que é a população do Paraná", explica.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Folha de Irati

Cidades Centro De Irati Cidade De Irati Colina Nossa Senhora Das Graças ESCOLAS DE IRATI Folha De Irati Ieda Waydzik Irati JORGE DERBLI Melhorias Irati Morro Da Santa Município De Irati Notícias Irati Parque Aquático PREFEITO DE IRATI Prefeitura De Irati Rio Bonito Ruas De Irati Vila São João

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!