Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

EUA revogam sanção ao petróleo venezuelano após garantias democráticas

Os Estados Unidos revogaram as sanções impostas ao setor petrolífero da Venezuela depois que o governo Maduro se comprometeu com garantias democráticas para a realização da eleição presidencial do país no ano que vem.


Os Estados Unidos revogaram as sanções impostas ao setor petrolífero da Venezuela depois que o governo Maduro se comprometeu com garantias democráticas para a realização da eleição presidencial do país no ano que vem. Com a decisão, a Venezuela fica autorizada a produzir e exportar petróleo sem restrições pelos próximos meses.

É a mais ampla revogação das sanções impostas pelo então governo Trump após a reeleição do presidente Nicolás Maduro em 2018. Na terça, o governo venezuelano e a oposição assinaram um acordo com diretrizes para a eleição presidencial do ano que vem.

O secretário de estado americano, Anthony Blinken, saudou o acordo, mas deu até novembro para que Caracas remova as proibições aos candidatos da oposição impedidos de concorrer no pleito. Também nessa quarta, a Venezuela começou a cumprir uma outra exigência do governo Biden, a libertação de presos políticos.

O parlamento europeu concedeu o prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento à iraniana que morreu sob custódia da polícia no ano passado, após ser presa por não usar corretamente o véu islâmico. O prêmio foi estendido ao movimento Mulher, Vida, Liberdade do Irã, criado a reboque das manifestações que sacudiram o país, após a morte da jovem.

No Japão, pesquisadores da Agência Internacional de Energia Atômica visitaram um porto de pesca perto da usina nuclear de Fukushima para coletar amostras de peixes e água do mar pela primeira vez, desde que o país começou a liberar água radioativa tratada. Acompanharam observadores da China, Coréia do Sul e Canadá, a liberação do resíduo levou Pequim a proibir todas as importações de frutos do mar do Japão.

Internacional

Reuters

https://br.reuters.com/

Brasília 19/10/2023 - 18:31 Pedro Moreira - Repórter TV Brasil venezuela Sanções Petróleo prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento quinta-feira, 19 Outubro, 2023 - 18:31 1:49

Rádio Agência Nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!