Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

INQUÉRITO CONCLUÍDO

Pilotos são apontados como responsáveis pela queda do avião de Marília Mendonça

O inquérito que apura a conclusão da queda do avião que resultou na morte da cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em novembro de 2021 foi concluído pela Polícia Civil de Minas Gerais.


Foto: Reprodução internet

O inquérito que apura a conclusão da queda do avião que resultou na morte da cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em novembro de 2021 foi concluído pela Polícia Civil de Minas Gerais. De acordo com o órgão, o acidente poderia ser evitado pelo piloto Geraldo Medeiros e seu copiloto, Tarcísio Viana.

De acordo com o delegado regional de Caratinga, Ivan Lopes Sales, a investigação concluiu que houve negligência da tripulação com a torre de transmissão não sinalizada. Ele explicou que não é obrigatório que as torres tenham sinalização e há procedimentos nos manuais de aeronave que determinavam que o piloto deveria analisar previamente a existência de obstáculos como morros e antenas no trajeto.

Sales ainda afirmou que existiam documentos que possibilitavam a identificação das torres, além de um equipamento EGPWS que emite sinais sonoros quando há a proximidade de morros e obstáculos.

“É fato que esse equipamento pode ser desligado pelos pilotos, porque na medida em que a aeronave chega para a aproximação e vai se aproximando do solo, começa a ter esses avisos. A aeronáutica não conseguiu chegar nessa informação, em razão da deterioração da aeronave, se eles desligaram ou não”, afirmou o delegado.

“Diante de todas essas situações, que era possível ter visto essas linhas de transmissão, esses procedimentos operacionais da aeronave não foram respeitados… E algo que foi crucial: o manual de treinamento operacional dessa aeronave estipula qual a velocidade dessa aeronave deve fazer na perna do vento. E o que ficou evidenciado é que os pilotos ultrapassaram essa perna do vento, não respeitando o que o manual da aeronave dispunham.

Ao ultrapassar, eles saíram da zona de proteção do aeródromo e qualquer responsabilidade de antena, de morro, de qualquer obstáculo, cabia aos pilotos observarem. Diante de todos esses cenários, de negligência de perícia, a polícia civil atribuiu a responsabilidade da queda aos pilotos”, declarou Sales.

Com a conclusão do inquérito, o piloto e copiloto foram apontados como autores de três homicídios culposos, com a extinção da punibilidade em face da morte dos tripulantes. Foi sugerido o arquivamento do inquérito.

Outro possível crime levantado foi de caráter ambiental devido ao vazamento de combustível no córrego, porém a PCMG concluiu que o líquido não causou poluição na água nem riscos à saúde humana.

(Com informações UOL)

O Bemdito

Brasil INQUÉRITO CONCLUÍDO Zbloco1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!