Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Maus-tratos aos animais

cachorro é arrastado por moto em avenida de Umuarama

Caso de maus-tratos ocorreu em uma avenida da cidade. Animal teve ferimentos nas patas. Polícia investiga o caso.


Moto arrasta cachorro pela corrente, em Umuarama �- Foto: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança registraram uma motocicleta arrastando um cachorro pela corrente na Avenida Alidio Zagode, em Umuarama, no noroeste do Paraná. Ninguém foi preso e o caso está sendo investigado.

De acordo com o delegado Gabriel Menezes, a situação ocorreu em 27 de setembro, mas a denúncia foi feita na segunda (2), após repercussão do caso.


No vídeo, é possível ver o momento que o tutor segura pela corrente e arrasta o cãozinho em cima da moto em uma descida. O animal tem dificuldade para acompanhar a velocidade do veículo.


"As imagens revelam que houve situação de maus-tratos. Diante disso foi registrado um Boletim de Ocorrência e convertido em inquérito para haver uma responsabilização", explicou.


Equipes da polícia foram até o endereço onde o cachorro estava, aos cuidados dos tutores, mas não foram encontradas irregularidades ou uma situação que houvesse prisão, ou recolhimento do animal em flagrante.


Conforme o delegado, o animal estava com os ferimentos nas patas.


"Uma equipe nossa da polícia foi até o local da residência onde esse animal se encontra. No momento da diligência, o animal foi visto bem cuidado, com água, comida e estava na sombra, inclusive com os ferimentos ocasionados pela ação", falou o delegado.


A polícia informou que está atuando para retirar o animal do tutor e ser encaminhado para um abrigo e, depois, encaminhado para adoção.


Como denunciar casos de maus-tratos aos animais

Casos de maus-tratos aos animais no Paraná podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 181, ou no site do Disque-Denúncia.


Caso o crime esteja em execução, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.


Registre o Boletim de Ocorrência clicando aqui


Alta de casos

As investigações de maus-tratos vêm aumentando expressivamente no Paraná.


A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, vinculada à Polícia Civil do Paraná (PCPR), afirma que instaurou quase o triplo de investigações de maus-tratos contra animais em 2023 do que o ano passado inteiro.


O número de prisões de suspeitos também aumentou. Neste ano, 28 pessoas foram presas em todo o Paraná, 47% a mais do que 2022.


A lei contra os maus tratos prevê, além de multa, prisão de dois a cinco anos.


Crime

O crime de maus-tratos, segundo a legislação, se configura em situações de violência física e abandono. Casos em que o animal fica preso a correntes ou cordas, ou em locais sem ventilação, ou entrada de luz, também caracterizam o crime.


Outras situações previstas na legislação:

G1

Avenida Alidio Zagode Umuarama Gabriel Menezes maus-tratos Polícia Militar PM PMPR Polícia Civil do Paraná PC PCPR

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!