Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Furto

Suspeitos que roubaram armas de fazenda de ex-deputado federal invadiram local cortando grade e obrigaram vítimas a abrirem cofre, diz filho

Segundo polícia, nove armas foram levadas da fazenda de Abelardo Lupion. O filho dele, deputado federal Pedro Lupion, disse que pai foi agredido com coronhada, chutes e pontapés durante o roubo.


Ex-deputado federal Abelardo Lupion �- Foto: Câmara dos Deputados

A invasão da fazenda do ex-deputado federal do Paraná Abelardo Lupion e da esposa, Denise Maria Deboni Lupion, ocorreu após suspeitos terem cortado a grade e entrado por uma das janelas da casa à noite, segundo o filho do casal, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR).

O caso foi registrado no domingo (1°) em Santo Antônio da Platina, no norte Pioneiro do Paraná, por volta das 22h30, segundo a Polícia Militar (PM). Os suspeito não foram localizados.


Após a invasão, o casal foi rendido, agredido e amarrado no pé de uma cama, enquanto os suspeitos reviravam a casa. Os agressores exigiram as chaves do cofre onde estavam nove armas da família, que foram levadas.


"Renderam a minha mãe já no corredor da sede, próximo aos quartos, e a jogaram no chão, amarraram e, em seguida, meu pai escutou um barulho e foi dominado por outros dois e levou coronhada, chutes, pontapés. Aí começou sangrar muito", disse Pedro Lupion.


Os criminosos ficaram na casa por cerca de uma hora e fugiram.


De acordo com o deputado, ele estava chegando em São Paulo quando recebeu a informação que a propriedade havia sido invadida e, então, retornou.


Abelardo Lupion levou pontos na cabeça e teve uma das costelas quebradas, além de hematomas pelo corpo. A esposa dele não ficou ferida, segundo o filho.


Entre os objetos levados da casa, de acordo com Pedro Lupion, estão joias, coleção de facas e relógio. Veja, abaixo, os itens levados.


Joias diversas

Segundo o deputado, as armas pertencem a um acervo de coleção. Na ação, os criminosos exigiram as chaves e levaram os objetos.


"Somos atiradores, tanto eu quanto o meu pai. Temos coleção de armas e a vida toda trabalhamos nesse sentido, sempre fomos entusiastas do esporte", falou.


De acordo com Pedro Lupion, ele acredita que a fazenda foi alvo de uma quadrilha de criminosos que atua na região, ou por questão política.


"Fica a dúvida se a minha atuação como presidente da bancada ruralista... eu tenho um perfil bastante combativo... se há alguma conotação política ou se foi um assalto mesmo", falou.


O caso

O roubo foi no domingo (1º).

Em relatório, a Polícia Militar informou que, durante o assalto, o ex-deputado foi ferido na cabeça e precisou de atendimento no Posto de Saúde de Jacarezinho. Por conta do ferimento, ele levou três pontos.


A polícia informou, também, que os homens forçaram Aberlado a abrir o cofre da residência onde estavam as armas. Todas foram roubadas pelos assaltantes, além de outros bens de valor como um relógio de ouro, joias e uma coleção de facas.


Nas redes sociais, o deputado federal Pedro Lupion (PP), filho de Aberlado, disse que os pais foram feitos reféns. A polícia não confirmou, até a última atualização desta reportagem, quanto tempo os assaltantes ficaram na fazenda.


Conforme a PM, após diligências, o caso foi repassado à Polícia Civil (PC-PR).


Em nota, a corporação informou que instaurou inquérito policial e disse que as investigações estão em fase inicial.


Trajetória

Aberlado Lupion foi deputado federal pelo Paraná por seis mandatos, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) e presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) na gestão do ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB).


Além disso, foi secretário de Infraestrutura e Logística da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti.


O último mandato de Abelardo foi na legislatura 2011-2014.

G1

Abelardo Lupion Denise Maria Deboni Lupion Pedro Lupion Santo Antônio da Platina PM Polícia Militar joias coleção de facas relógio Posto de Saúde de Jacarezinho Polícia Civil PC Frente Parlamentar do Agronegócio FPA Cohapar Companhia de Habitação do Paraná Beto Richa Cida Borghetti

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!