Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

AMP

Frente da Mulher da AMP defende aumento da participação feminina na Política


Foto: Reprodução internet

A presidente da Frente Municipalista da Mulher da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, representou as prefeitas do Estado e declarou seu apoio ao fortalecimento da participação das mulheres na Política durante debate promovido hoje, na Assembleia Legislativa, sobre os impactos da minirreforma eleitoral nas candidaturas femininas.

A prefeita Cleonice disse que o objetivo do debate foi elaborar um documento que retrate a preocupação com a perda de direitos já adquiridos das mulheres e que declare apoio ao aumento dessa representatividade. O documento será apresentado em Brasília, nos dias 3 e 4 da próxima semana, durante a Mobilização Municipalista dos prefeitos e prefeitas promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

"Esse movimento visa principalmente o financiamento das candidaturas femininas, a igualdade de recursos e também em relação aos negros e às mulheres negras em especial. Que esse documento seja um protagonista na movimentação de todas as mulheres do País. Que sensibilize os nossos senadores para que olhem com carinho e o projeto que tramita no Senado seja reformulado", destacou a prefeita.

A presidente do MMM/PR (Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná) e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, manifestou seu apoio ao debate. "Essa discussão é fundamental para garantir os direitos já conquistados pelas mulheres e estimular uma maior participação delas na Política", comentou.

O consultor jurídico do Movimento Mulheres Municipalistas e assessor jurídico da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Ricardo Hermany, representou a presidente do MMM (Movimento Mulheres Municipalistas), Tania Ziulkoski. A CNM foi representada por Camila Mafioletti Daltoé.

MUDANÇAS DAS REGRAS

Promovido por meio de parceria entre a AMP, o MMM/PR, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná e o Fórum de Mulheres nos Partidos Políticos, o encontro debateu temas como as alterações no projeto de lei federal 4438/2023. A proposta legislativa que altera regras eleitorais foi aprovada pela Câmara Federal nesse mês e agora está no Senado. Para ter validade nas eleições municipais de 2024, a minirreforma precisa estar aprovada até 6 de outubro no Congresso, além de sancionada pelo presidente da República.

"Esse evento é importante para responder todas as perguntas em relação a cotas, ao fundo eleitoral e no que pode interferir nas candidaturas femininas", explicou a procuradora Especial da Mulher da Assembleia, deputada Cloara Pinheiro (PSD).

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (REP), explicou que a grande preocupação é com a rapidez em se votar algo tão importante.

Já a líder da bancada feminina na Assembleia, deputada Mabel Canto (PSDB) destacou a importância da representatividade feminina e o salto de representatividade promovido no legislativo estadual, com 10 mulheres deputadas.

Folha de Irati

Política AMP Defende Aumento Da Participação Feminina Na Política Frente Da Mulher Frente Da Mulher Da AMP Defende Aumento Da Participação Feminina Na Política Frente Da Mulher Na Política Participação Feminina Na Política

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!