Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Campeonato Brasileiro de Judô

Atleta apoiada pelo Estado conquista ouro e é destaque no Campeonato Brasileiro de Judô

Alessandra Barbosa é bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Na competição que lotou o Ginásio do Tarumã, em Curitiba, a atelta do Sub-13 ganhou mais uma medalha. Em 2023, ela já conquistou o Pan-Americano de judô, o Brasileiro, o Campeonato Paranaense e a Copa Paraná.


Atleta apoiada pelo Estado conquista ouro e é destaque no Campeonato Brasileiro de Judô - Um dos destaques foi o desempenho da atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, Alessandra Barbosa. El

O Campeonato Brasileiro de Judô (CBJ) levou mais de mil pessoas ao Ginásio de Esportes do Tarumã, em Curitiba, neste fim de semana, para acompanhar lutas femininas e masculinas de atletas de 13 a 15 anos, de todos os estados. Um dos destaques foi o desempenho da atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, Alessandra Barbosa. Ela conquistou o ouro na categoria sub-13. No campeonato do ano passado, ela ficou com o bronze.

"Não tenho como expressar em palavras tamanha alegria. Neste ano muita coisa mudou, o foco, os treinos, a dedicação quase que exclusiva para estar entre as melhores do Brasil e porque não das Américas", disse Alessandra.


Em 2023, ela já conquistou o Pan-Americano de judô, o Brasileiro, a seletiva paranaense, as duas etapas já realizadas do Campeonato Paranaense e a Copa Paraná, além dos vice-campeonatos da seletiva nacional sub-13, do Brasileiro Região V e dos Jogos Escolares do Paraná.


O Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, coordenado pela Secretaria do Esporte (Sees), é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.


GRANDES EVENTOS – O Campeonato Brasileiro de Judô foi organizado pela Confederação Brasileira de Judô, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, prefeitura de Curitiba e da Federação Paranaense de Judô.


Clésio Prado, diretor de Fomento e Promoção da Sees, destaca que o Ginásio do Tarumã está se tornando um palco para grandes eventos esportivos nacionais. "Está dentro da política pública do Governo do Estado trazer grandes eventos a esse espaço. O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15, por exemplo, é um dos mais importantes do calendário nacional deste esporte", disse.


A importância do CBJ foi citada, também, pelo presidente da Federação Paranaense de Judô, Helder Faggion. "Organizar um evento dessa dimensão é um desafio e o Paraná foi muito bem", disse.


SUSTENTABILIDADE – No evento foram entregues mudas de árvores aos atletas. Carlos Pijak Jr, secretário do Esporte da Curitiba, explicou que um dos pilares da inovação é a sustentabilidade. "Foram 200 árvores plantadas durante o campeonato. Cada um delas retira da atmosfera 400 quilos de carbono. Elas vão mitigar o carbono utilizado para fundir as medalhas, fazer os banners, usar ônibus, etc", complementou.

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Campeonato Brasileiro de Judô CBJ Ginásio de Esportes do Tarumã Curitiba Geração Olímpica Geração Paralímpica Pan-Americano de judô Sees

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!