Em poucos meses, a pandemia de Covid-19 abalou fortemente o sistema financeiro internacional e atinge o setor produtivo em velocidade e intensidade impressionantes.
Um levantamento publicado no Jornal Valor Econômico apontou que o marketing de performance, estratégia do meio digital focada na conquista de melhores resultados por meio do uso de dados, já consome, em média, R$ 8 milhões ao mês das verbas dos bancos tradicionais brasileiros.
Até 2023, mais de 50% dos orçamentos em publicidade e criação de conteúdo (jornalismo) devem ser alocados para o ambiente online. Enquanto mercados mais maduros já estão consolidados, o Brasil ainda tem um espaço considerável para crescer tanto em acesso como nas mídias. "Não vemos grande progresso no Brasil no ´que tange a redes sociais. Políticos e empreendedores ainda estão muito tímidos e a maioria do setor de marketing continua com as peças retrógradas de marketing digital e publicidade, sem ver que temos um conteúdo para explorar e com qualidade. As empresas precisam parar de se aventurar nos marqueteiros de araque de plantão e procurar empresas sérias e idôneas, especializadas no setor", apontou a jornalista Luciana Pombo, diretora da Ventura Comunicação & Marketing Digital.
Na visão do diretor de Operações da agência Google Premier Digmax Brasil, Danilo Jacomel, as restrições da pandemia fazem com que as pessoas mudem sua forma de consumir. “O isolamento favorece a audiência na internet e os negócios precisam sobreviver à crise, marcar presença onde a audiência está é fundamental”, afirmou o especialista.