Educação

Ano letivo 2021 em formato remoto começa segunda-feira (2) com recepção aos ingressantes

Por O Perobal

30/07/2021 às 11:42:47 - Atualizado há

Ela explica que os Colegiados de cada curso elaboraram seus respectivos Planos Especiais de Matriz Curricular, que apresentam a oferta das atividades acadêmicas como aulas, estágios e eventos. Os Planos trazem o cronograma de atividades de cada período, descrevendo exatamente data, horário e as disciplinas.

A Pró-reitora explica que na UEL as atividades são reguladas por Ato Executivos que consideram as medidas sanitárias e o estágio de vacinação da população. Diferente das Redes Públicas de Ensino, que elaboraram retorno gradual, na Universidade a atividade presencial dos estudantes está suspensa até dezembro deste ano.

"Estamos observando o alcance vacinal na nossa comunidade estudantil. Considerando essa condição, os Colegiados de Cursos planejaram atividades remotas nesse primeiro semestre", afirma. A Pró-reitora explica que, no caso dos estudantes da UEL, além da quantidade, uma boa parte mora fora de Londrina, o que exige estabelecer um protocolo seguro para receber todo o quantitativo. Dessa forma, o retorno presencial híbrido deverá ocorrer no segundo semestre, que começa em 24 de janeiro do próximo ano. "A partir de outubro teremos condições de avaliar a cobertura vacinal da comunidade estudantil com vistas ao planejamento do segundo semestre", afirma.

Recepção online tem atividades e ações direcionadas aos novos alunos dos cursos de graduação, aprovados e convocados no último Vestibular da Instituição. (FOTOS: Arquivo COMUEL).

Boas vindas

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), juntamente com os Colegiados de Cursos, preparou uma recepção em formato virtual para os cerca de 3 mil ingressantes da UEL. Será divulgada nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, em página específica toda a programação geral, mas os estudantes poderão entrar nos sites de seus respectivos cursos para acompanhar a programação específica, com atividades culturais e acolhimento. A programação completa da Semana poderá ser acompanhada AQUI/CONFIRA, disponível na página da PROGRAD.

A preocupação é que o ingressante possa identificar colegas, professores e o atendimento junto aos Departamentos para que sejam orientados neste início de atividade. Estudantes ingressantes que tiverem dificuldade com equipamentos para acompanhar as atividades remotas serão orientados a buscar atendimento junto ao Programa de Assistência Estudantil (PROPE).

Na segunda-feira (2), a Prograd preparou uma programação no YouTube oficial, nos períodos da manhã, tarde e noite. Na terça-feira (3), a partir das 19h30, está agendada Roda de Conversa, também no canal oficial, com ex-alunos conhecidos. Participam do debate a jornalista veterana da RPC, Dulcinéa Novaes, o biólogo e pesquisador Ivan Glaucio Paulino Lima e o ex-Secretário Estadual de Saúde do Paraná, médico Gilberto Martin.

Confirmação de Matrícula

Os mais de 3 mil ingressantes do Vestibular 2021 e do Sisu precisam estar atentos aos procedimentos necessários logo neste início de atividades. Na primeira semana de aula (de 2 a 6 de agosto), todos os novos alunos da UEL deverão fazer a confirmação de matrícula, via Portal do Estudante de Graduação.

Outro detalhe importante é a criação do e-mail da Universidade – @uel – que os ingressantes poderão fazer via Internet. Todos os detalhes estão no site da Prograd, em um tutorial que orienta os passos para o estudante ter acesso ao e-mail institucional.

Fonte: O Perobal
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo